plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ilha de Mosqueiro celebra a fé em Maria

O distrito de Mosqueiro, em Belém, teve um domingo de fé e louvor para homenagear a padroeira local, no 148º Círio de Nossa Senhora do Ó. A procissão matinal saiu da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, na praia do Chapéu Virado, em direção à Igreja da

O distrito de Mosqueiro, em Belém, teve um domingo de fé e louvor para homenagear a padroeira local, no 148º Círio de Nossa Senhora do Ó. A procissão matinal saiu da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, na praia do Chapéu Virado, em direção à Igreja da Padroeira, na Vila, com a participação de 50 mil fiéis, segundo a organização do evento. O cônego Cristóvão Freitas, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Ó, lembrou da crise econômica que o Brasil atravessa e pediu ânimo aos fiéis. “Um olhar positivo frente a essa atmosfera negativa, com os olhos da fé, da esperança: os olhos de Maria.”

A imagem de Nossa Senhora do Ó é representada por Maria grávida do menino Jesus, desde 2008, após pesquisas históricas feitas pelo antigo pároco local, o padre José Maria Ribeiro. O Círio é a oitava procissão das romarias que ocorrem durante a programação da festividade e tem trajeto de 4,5 quilômetros. Em mais de cem anos, a caminhada de fé ocorre sempre no 2º domingo de dezembro, embora o dia da padroeira seja no próximo dia 18.

DEVOÇÃO

O devoto Sergio Cunha, 48, foi na corda agradecer pela graça da cura de um câncer na família. “Agradeço a Deus pela restauração da saúde da minha irmã. Pretendo ter forças para continuar pagando essa promessa por mais 5 anos”, disse.
Com apenas 2 anos de idade, Aparecida Nazaré Matias sofreu episódios de febre alta constante, o que deixava a mãe dela, a dona de casa Ângela Matias, de 31 anos, preocupada. Hoje, aos 7 anos, a menina acompanha a procissão vestida de anjo junto com seus outros dois irmãos. “Fiz uma promessa para que ela tivesse saúde e ela se recuperou muito rápido”, testemunha a mãe.

“Muitas graças alcançadas me fazem demonstrar ainda mais amor por Nossa Senhora”, revelou a aposentada Áurea do Nascimento, 71 anos, que paga promessa com uma réplica da imagem de Nossa Senhora em mãos. Durante a procissão, integrantes do Movimento Igreja Jovem prestaram homenagens aos jogadores da Chapecoense, vítimas da queda de um avião, no último dia 30 de novembro.

NOSSA SRA. DO Ó

- A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo.
- De origem espanhola, a festa é conhecida na liturgia como “Expectação do parto de Nossa Senhora” e, entre os fiéis, com o título de “Nossa Senhora do Ó”.
- Na Ilha de Mosqueiro, em Belém, Nossa Senhora do Ó é venerada pelos devotos, no Círio, há 148 anos.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias