plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TECH

A pergunta que até o Google não soube responder

Quem nunca deu aquela “travada” em alguma pergunta de entrevista de emprego? Se você nunca passou pela situação, está precisando fazer uma entrevista na Google. Uma questão feita em entrevistas de emprego para uma vaga no Google deixou até o presidente d

Quem nunca deu aquela “travada” em alguma pergunta de entrevista de emprego? Se você nunca passou pela situação, está precisando fazer uma entrevista na Google.

Uma questão feita em entrevistas de emprego para uma vaga no Google deixou até o presidente da empresa, Eric Schmidt, com dificuldades na hora de responder.

Durante a chamada Cúpula do Mar, que aconteceu em novembro a bordo de um barco que partiu de Miami, nos Estados Unidos, os funcionários, aproveitando o clima festivo e o humor do chefe, resolveram “enquadrar” o CEO com uma das perguntas que a empresa tem usado para selecionar os aspirantes para conseguir uma vaga no gigante da informática.

Mas se o próprio presidente da empresa teve dificuldades, o que seria de nós nessa tentativa?

A pergunta é a seguinte:

"Você é o capitão de um navio pirata e acaba de encontrar um pote de ouro. Cabe a você propor a forma de dividir o tesouro, mas a sua tripulação, em seguida, deverá votar a favor ou contra a sua proposta. Se menos de metade dos piratas concordarem com você, eles podem te matar. Como você recomendaria dividir o ouro para que você fique com uma boa parte do espólio, mas sobreviva para poder usufruir?"

No final, Eric Schmidt encontrou uma solução. "Eu acho que se mais da metade está feliz, eu sobrevivo. Proponho dar a 49% dos piratas ações em empresas de Internet e aos outros 51%, o ouro."

Você acha que você teria uma resposta melhor? A BBC buscou uma forma matematicamente mais adequada de responder ao questionamento da empresa. Vamos imaginar que você tenha nove piratas para dividir o tesouro. Veja:

A forma mais generosa de repartir seria em partes iguais. Ninguém reclamaria, mas você ficaria com apenas 10 moedas.

Mas atenção: você precisa de apenas metade dos piratas ao seu lado para evitar a morte, então, por que não dividir o tesouro com apenas cinco piratas e ainda sobrariam quatro moedas para desfrutarem em conjunto? Mas 16 moedas segue sendo pouco, apesar de evitar que os piratas te matem.

Se os piratas te matarem, e repartirem o tesouro em partes iguais, cada um ficaria com 11 moedas(Reprodução BBC)

Dessa forma, você teria que dar 12 moedas a 5 piratas para que te apoiem, e você ficaria com 40(Reprodução BBC)

(Com informações de BBC)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias