plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da coluna de Mauro Bonna

Arrancada do Formosa em plena crise A crise tenta segurar, mas o Grupo Formosa parte para o ataque. Vai de vento em popa a obra de duplicação do Formosa-Duque, incluindo dois novos pisos de estacionamento. Além disso, o empresário José Oliveira decidiu c

Arrancada do Formosa em plena crise

A crise tenta segurar, mas o Grupo Formosa parte para o ataque. Vai de vento em popa a obra de duplicação do Formosa-Duque, incluindo dois novos pisos de estacionamento. Além disso, o empresário José Oliveira decidiu começar pra valer a obra do seu 5º lojão, em pleno coração do Guamá. E o atacarejo está no radar do grupo.

Arya, um inovador prédio comercial

Reposicionamento estratégico. No lugar do Lancer, na Alcindo Cacela próximo a Antônio Barreto, surge o Arya. Um inovador comercial com salas a partir de 23 metros quadrados, com o conceito Work Lounge. Um andar inteiro com salas de reunião, espaços para convenções, eventos gastronômicos e assessoria permanente. O Lancer ressurgirá agora na João Balbi, próximo ao Lumini. Com ajuste de área, ficou com 222 metros quadrados, no mesmo conceito de residência suspensa UP House, quintal exclusivo, ilha gourmet de série com forno a lenha de pizza e churrasqueira. Além de quatro vagas e muito lazer. Ambos com selo do MB Group e Quadra Engenharia.

Ciência e tecnologia de alimentos

A UFPA sediará, em agosto de 2018, o XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o qual ocorrerá pela primeira vez na região Norte. A escolha da UFPA como sede decorre, em grande medida, do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação na área, que oferece Mestrado e Doutorado. O programa assumiu recentemente o Laboratório de Qualidade do Leite do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, que vai certificar produtos da indústria paraense de laticínios. O evento será presidido pela professora Luiza Meller, da UFPA, também coordenadora do Laboratório de Qualidade do Leite.

Cítricos paraenses tipo exportação

Com apoio do FNO, a Citropar instala uma unidade industrial em Capitão Poço, para produção de suco de laranja e de limão. Em 2017, inaugura planta com seis extratoras capazes de processar cerca de 100 mil toneladas de suco concentrado de laranja, na safra, durante o segundo semestre. E 50 mil toneladas de suco concentrado de limão, no primeiro semestre. Em 2018, uma segunda planta industrial processará o produto final direto para o varejo. A Citropar, via Barcarena, já exporta seus produtos para a Europa.

Artesanato de Abaetetuba com apoio internacional

Como parte das ações do programa Al Invest, parceria internacional envolvendo o Sebrae e a União Europeia, os consultores, artesãos de miriti e microempresários atendidos pelo Sebrae no município de Abaetetuba se reúnem, na sexta, com o objetivo de fazer um diagnóstico para subsidiar as atividades deste convênio internacional em prol do segmento de artesanato.

Voo

Em novembro, houve crescimento no movimento de passageiros em Val-de-Cans, interrompendo um longo período de 18 meses de queda. O movimento doméstico cresceu 3,26% e o internacional 22,66%. Isto tudo em comparação a novembro do ano passado.

Facepa

Em homenagem aos seus 60 anos de história e excelência no mercado, a Facepa (Fábrica de Papel da Amazônia S.A), através de seu presidente, Antônio Farah, receberá o inédito Prêmio J. Dias Paes, da ACP, no dia 15, às 19h30, na Usina.

Cítricos

O Polo Citrícola na região de Capitão Poço deverá atingir, no ano que vem, a marca de 200 mil hectares de plantação. Será o maior polo do mundo.

Boi

O Brasil possui um boi por habitante, cerca de 200 milhões. Já no Pará, com um rebanho de 20 milhões de cabeças, são aproximadamente, três por habitante.

Carne

Embora produza um boi verde, muito mais valorizado do que o confinado, o preço do boi do Pará ainda é cerca de 20% menor que em outros mercados nacionais. Com muita oferta, especialistas afirmam que seria necessário o dobro de frigoríficos (hoje são 20), para regular esse mercado.

Palma

A Agropalma completará no ano que vem, 35 anos de Amazônia. Produz dois tipos de produtos – óleo de palma para indústria em geral e óleo de palmiste para a indústria de sorvetes e de cosméticos. São 32 especificações diferentes. E cerca de 50% da produção tem sido exportada.

Sopro

O jornalista Lúcio Flávio Pinto lançou uma campanha de financiamento coletivo, via Kickante. A meta de 160 mil reais garante por dois anos um sopro de vida. Caso contrário, o "Jornal Pessoal" encerrará suas atividades no início de 2017.

Fotografia

Será inaugurada ainda neste mês, a Belém Photos, uma galeria de artes, café e sala para cursos de fotografia. Na Braz, entre Rui Barbosa e Benjamin. Negócio de Lucas Ohana, Bernard Cunha e Gustavo Rosal

Coimbra Mall

O empresário Júlio Coimbra comprou a antiga garagem da Itapemirim, logo no início da BR-316. No local surgirá o Coimbra Mall, com 12 operações, incluindo academia de ginástica e posto de combustível.

Pirarucu

Andreia Uchoa, titular da empresa Araipaima Parque, em Benevides, estará amanhã, no Argumento da RBA. Às 23h.

Empório

Ainda para as compras da ceia, abrirá suas portas a Levain, padaria gourmet e confeitaria. Na Braz, entre Benjamin e Dr. Moraes. Negócio de Frederico Fragola e Lívia Meira.

Imóvel

Um supershow room será inaugurado ainda neste mês, no 4º pios do Boulevard. Expondo os produtos exclusivos da parceria entre MB Group e Quadra Engenharia.

Coca

O Sistema Nacional da Coca-Cola anunciou o Grupo Simões, pelo segundo ano consecutivo, como Campeão da Copa de Execução de Mercado.

Brooklyn

Nesta quinta, inauguração de mais uma franquia da Brooklyn Barbearia. É a terceira, e será na Curuzu, entre 25 e Duque. Negócio de Alberto Ramos e Renan Cardoso.

"Goeldi"

Reitores de três universidades do Centro-oeste (UFMT, UFMS e Unemat) visitaram o Museu Goeldi. Discutiram possibilidades de parcerias.

Micro

O atendimento do Sebrae no Pará, a microempreendedores cresceu 13,78 % nos últimos 11 meses. Quase 20 mil novas MEIs surgiram nesse período.

Yamada

O empresário Fernando Yamada afirma que o seu grupo continua operando com 17 lojas, que geram quatro mil empregos diretos.

Sapato

Sapato do Chef inaugurou na Tiradentes com Benjamin, franqueada para Tiago Moreira e Clarice Lima. Cada peça da marca conta com a exclusividade garantida pelo processo de confecção artesanal.

Feirinha

O Pátio Belém inicia nesta semana a Feirinha Pai D’Égua, com variedade de frutas e verduras frescas de primeira qualidade. Na Alameda São Pedro, ao lado doBrisa Café.

Consequências

Em pleno feriado de quinta uma espetaculosa blitz da Semob foi encenada na Doca. "Gatoso" de moto, sem camisa e sem capacete, passou lentamente. Apito pra cá apito pra lá, ele seguiu e só parou no semáforo. Viatura o trancou e veio a pergunta na lata: - Por que o cidadão não parou? - Meu filho, não se respeita nem mais o Supremo, imagine um guardinha da Semob.

Veículos

Hoje, com 14 concessionárias de veículos, o Grupo Zucatelli, baseado em Marabá, atua em cinco estados neste segmento: PA, MA, PI, AM e TO.

Americanas

Lojas Americanas inaugurou loja no Castanheira. E resolveu manter a loja de rua na BR-316 - uma das que mais vende na cidade.

Ensino

Governo e universidades negociam um novo Fies. Nos novos contratos, alunos começam a pagar enquanto cursam a faculdade.

Saúde

O TCE homenageou o Instituto Evandro Chagas com a concessão da Medalha Serzedelo Corrêa, pela extraordinária atuação em favor da saúde pública mundial. Em nome do tribunal, falou o conselheiro Nelson Chaves, por coincidência, engenheiro sanitarista.

Boliche

Aproveitando as férias, no dia 15 de janeiro será inaugurado o Boliche, no mix do Bosque Grão-Pará.

Cirurgia

A Uepa realizará Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental. As inscrições ao processo seletivo vão até 3 de fevereiro.

Batata

Franquia do Lug’s Batata Inglesa chegará em breve, à praça de alimentação do Bosque Grão-Pará.

Noel

Neste mês, o restaurante Famiglia Sicilia abre inclusive aos domingos à noite, tamanho é o sucesso da performance natalina.

Chocolate

O Brownettone, marca registrada do Chocolates Gaudens, já chegou a Don Vino. Aliás, Gaudens segue para comercialização na Europa e EUA.

Natalzão

São Miguel do Guamá promove pelo 20º ano o Natalzão Premiado. A iniciativa conta com o apoio da CDL e do Sebrae, por intermédio do projeto de Revitalização de Espaços Comerciais.

Decoração

A Tutti Casa, de Renato Otílio e Zezé Souza, recebeu novidades em peças que vão desde o clássico vintage ao modernismo italiano e entre elas está uma nova linha de mesas de centro.

Sustentável

O Banco da Amazônia lançará no próximo domingo, campanha institucional de fim de ano que traz como conceito "A gente acredita na Amazônia Sustentável pra fazer o seu futuro feliz". Terá veiculação em todas as mídias, inclusive nas redes sociais.

Incra

O ex-deputado federal Asdrúbal Bentes foi nomeado para a Superintendência do Incra do sul do Pará.

Santarém

Esforço do senador Paulo Rocha conseguiu que o MEC reconhecesse o Curso de Odontologia do Instituto Esperança, em Santarém.

Biometria

O TRE-PA iniciou o agendamento para o recadastramento biométrico dos mais de um milhão de eleitores de Belém. Pode ser feito por meio do portal do TRE. Neste primeiro momento o recadastramento não é obrigatório.

Assaí

Na sexta, logo após a inauguração da primeira loja do Assaí Atacadista, na Mário Covas, a cúpula da empresa visitou a área de 30 mil metros quadrados, ao lado do Atacadão, que será arrendada do empresário Júlio Coimbra para instalação da segunda loja Assaí na cidade.

Tiro

Um clube-stand de Tiro Esportivo indoor está sendo construído no Reduto. Coisa moderna.

Negras

Ri Happy, Estrela e Fundo Baobá lançam bonecas negras para este Natal.

Acarajé

Cerca de 90% do dendê vendido na Bahia é produzido no Pará.

Em baixa

Varejo com quedas nas vendas, restaurantes passam a ocupar espaços de lojas em shoppings Brasil afora.

Esta é a última semana do Programa do Jô na "Globo".

Língua

A "Folha de S.Paulo" descontinuou, depois de 19 anos, a excelente coluna do professor Pasquale Cipro Neto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias