plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Nossa Senhora da Conceição é homenageada

Nas primeiras horas do dia de ontem, o silêncio da pacata Vila de Caraparu, em Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém, foi interrompido pelo louvor dos devotos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira local. O Círio de Caraparu, div

Nas primeiras horas do dia de ontem, o silêncio da pacata Vila de Caraparu, em Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém, foi interrompido pelo louvor dos devotos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira local. O Círio de Caraparu, dividido em terrestre e fluvial, é repleto de simbolismo e atrai fiéis de todo o Estado.

A 98ª edição do Círio das Águas, como é conhecida a romaria, atraiu cerca de 3 mil pessoas, segundo a organização. Com a embarcação enfeitada de rosas, fitas e um pequeno altar na proa, a auxiliar de serviços gerais Marlene Cardoso, 60, contabiliza 25 anos de participação. “É um amor incondicional”, relata. “Estava com braço quebrado e ela curou”, diz emocionada.

VEJA AS IMAGENS

Emparelhadas, a canoa ao lado transportava a família Guedes. Pais e um casal de filhos seguiam o percurso. Lorenzo, de 8 meses, já estava trajado de marinheiro, assim como sua irmã, Bruna, 8 anos. “Eu acompanho também desde criança. Agora, é a vez deles”, declara o autônomo Diogo Guedes, 29. O cortejo, que saiu da orla da Vila à comunidade do Cacau, foi recebido com explosões de fogos de artifício, na singela capela do local. Foi lá que o diácono José Barros celebrou a missa. “A tradição e a devoção não podem morrer”, declarou aos fiéis.

NATUREZA E FÉ

A programação também atrai fotógrafos e esportistas que contemplam a natureza e a fé dos devotos. O engenheiro Civil Madson Melo, 37 anos, é de Belém e se impressionou. “É a primeira vez que venho e fiquei emocionado”, conta Melo que também é fotógrafo amador e aproveitou para registrar as imagens da fé ribeirinha.

PARA ENTENDER

- O cortejo nas embarcações dura 4h.
- As famílias fazem o tradicional almoço do Círio de Caraparu.
- A maior simbologia da festa são os fiéis vestidos de marinheiros.
- Imaculada Conceição, Mãe de Misericórdia é o tema da festividade deste ano.

Devotos de Belém participam de procissão

Em Belém, os fiéis da Igreja de Nossa Senhora da Conceição comemoraram o dia dedicado a ela com a tradicional procissão, no bairro da Cidade Velha. Estiveram presentes cerca de 5 mil fiéis, de acordo com estimativas da organização.

Os devotos saíram da Paróquia, na rua Cesário Alvim, e percorreram algumas ruas. A procissão finaliza a Festividade de Nossa Senhora da Conceição. “Homenageamos a Santa isenta do pecado original e a cada ano que passa reunimos mais fiéis”, afirmou o padre Adeilson Carlos, pároco da igreja.

A estudante Rocilene Conceição, 46 anos, faz questão de sempre participar da procissão. “É muita emoção estar aqui. Fico até arrepiada com tanta fé”, disse.

(Roberta Paraense e Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias