plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Círio das Águas celebra Nossa Senhora da Conceição

A vila de Caraparu, no município de Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém, se prepara para realizar, hoje, o tradicional Círio de Nossa Senhora da Conceição. Conhecido como “Círio das Águas”, o traslado está previsto para iniciar às 5h30, sa

A vila de Caraparu, no município de Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém, se prepara para realizar, hoje, o tradicional Círio de Nossa Senhora da Conceição. Conhecido como “Círio das Águas”, o traslado está previsto para iniciar às 5h30, saindo de Caraparu para a comunidade do Cacau.

O Círio costuma atrair romeiros de toda a Região Metropolitana de Belém e tem o diferencial de conduzir a imagem da padroeira pelos rios e igarapés da vila, com aproximadamente 30 embarcações. Ao todo, serão cerca de 7 horas de procissão, incluindo o retorno a Caraparu seguido da romaria nas principais ruas
da localidade.

HISTÓRIA

De acordo com a tradição, a festividade em Caraparu começou por iniciativa de dois grupos de senhores católicos devotos de São Pedro e Nossa Senhora da Conceição, que costumavam realizar novenas nas residências das comunidades. Com a construção da primeira igreja pelo grupo ligado a Nossa Senhora da Conceição, a santa acabou se tornando a padroeira da vila. Desde então, o Círio já se repete há 98 anos. Este ano, a festividade traz o tema “Imaculada Conceição, Mãe de Misericórdia”.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias