plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder reforça combate ao Aedes em Belém e Manaus

Aluta conjunta é a melhor estratégia para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, e a orientação foi reforçada ontem pela manhã pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em palestra proferida no Colégio Mili

Aluta conjunta é a melhor estratégia para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, e a orientação foi reforçada ontem pela manhã pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em palestra proferida no Colégio Militar de Belém, no bairro do Souza. A ação faz parte de uma campanha do Ministério da Saúde integrada com prefeituras, governos estaduais e populares do Brasil inteiro. Ministros do Estado visitaram diferentes capitais do País na última sexta-feira para divulgar a importância da iniciativa. E Belém e Manaus foram as escolhidas para receber a visita do ministro.

“Todos nós estamos expostos à contaminação do Aedes, todos podemos ser vítimas, por isso, cada um precisa fazer a sua parte. Não cabe apenas aos governos o combate ao mosquito, mas a todos os cidadãos brasileiros”, afirmou. Helder lembrou ainda que a principal ação preventiva contra o mosquito é eliminar os focos de água parada que facilitam sua reprodução. “São gestos simples que podem salvar vidas”.

Prevenção

Para ele, é importante que qualquer cidadão tire um pouco de seu tempo para verificar pneus, calhas, vasos e outros recipientes que possam acumular água e oferecer riscos. O ministro destaca que é de grande importância a ação conjunta e a mobilização de todos, se apenas um tomar as medidas preventivas e o vizinho não, o risco continuará existindo. “É preciso conversar com os amigos, os familiares e a vizinhança. Alertando a todos dos perigos e dos cuidados necessários”, comenta.

No colégio, Helder foi recebido pelos alunos e pelo coronel Kersul, diretor da instituição, que agradeceu a oportunidade de sediar a ação e de contribuir com a campanha. “Nós já estamos no combate ao mosquito aqui no colégio, então é muito importante pra nós e para os nossos alunos receber essa campanha” comenta o militar, “acredito que todas as iniciativas devam ser somadas. A união faz a força”.

Entrega

Na ocasião, o ministro também entregou sete veículos tracionados às Secretarias Municipais de Saúde das cidades de Castanhal, Conceição do Araguaia, Marabá, São Miguel do Guamá, Itaituba, Santana do Araguaia e Viseu, destinadas a atividades de combate ao mosquito nos municípios.

Mídia nacional critica Jatene por não ter participado da ação

Apesar de a campanha ser uma mobilização nacional, o governador do Pará, Simão Jatene, não esteve presente durante o evento, assim como nenhum outro representante do Governo do Estado. A ausência dele repercutiu em alguns dos principais sites do País. Um dia antes da ação, a coluna Radar On-Line, da Veja, noticiou que Jatene havia vetado a presença de Helder em uma escola estadual, no Estado.

Segundo o jornalista Maurício Lima, o governador decidiu partidarizar a situação. “Na próxima sexta (2), cada ministro do governo terá de visitar um estado e dar uma palestra contra a dengue. Responsável pela pasta da Integração Nacional, Helder Barbalho escolheu uma escola estadual do Pará, onde não por acaso está sua base eleitoral. Ele, no entanto, foi prontamente vetado pelo governador do estado, Simão Jatene (PSDB), seu inimigo político”, informava a publicação. Ontem, foi a vez da página eletrônica da revista Época repercutir a ausência de Jatene da mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. Segundo o jornalista Murilo Ramos, o governador havia desistido de participar do dia D “para não encontrar o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, seu adversário político”.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias