plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

No PA, expectativa de vida é de quase 72 anos

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem, revela que a expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 aumentou e passou a ser de 75,5 anos. Em 2014, era de 75,2 anos. As informações da pesquisa Tábuas Completa

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem, revela que a expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 aumentou e passou a ser de 75,5 anos. Em 2014, era de 75,2 anos. As informações da pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil são usadas como parâmetro para o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.


O Pará tem a 7ª pior expectativa de vida, para homens e mulheres. O Estado tem esperança de vida de 71,9 anos. Quando a análise é feita em separado, as mulheres aparecem com vantagem. Segundo o IBGE, a expectativa de vida das paraenses é de 76 anos. A dos homens é de 68,2. A maior diferença entre as expectativas de vida entre homens e mulheres foi verificada em Alagoas: 9,5 anos a favor das mulheres, seguido da Bahia (9,1 anos) e Sergipe (8,4 anos). Em 2015, a unidade da federação com maior expectativa de vida foi Santa Catarina (78,7 anos). O Estado também apresentou a maior esperança de vida para os homens (75,4) e para as mulheres (82,1). No outro extremo, estão o Maranhão, com a menor expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos (70,3 anos), Alagoas, com a menor esperança de vida para os homens (66,5 anos), e Roraima, com a menor para as mulheres (74 anos).



EM 30 ANOS

De 1940 a 2015, a esperança de vida no Brasil para ambos os sexos passou de 45,5 anos para 75,5 anos, um aumento de 30 anos. No mesmo período, a taxa de mortalidade infantil caiu de 146,6 mortes por mil nascidos vivos para 13,8 óbitos por mil, uma redução de 90,6%. Pessoas de todas as idades foram beneficiadas com a diminuição dos níveis de mortalidade, principalmente as mais jovens, nas quais se observam os maiores aumentos nas expectativas de vida, com maior intensidade na população feminina.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias