plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

O golpe da Sul-Americana

Papão e Santa Cruz estão definitivamente alijados da Copa Sul-Americana 2017, vítimas de propaganda enganosa por parte da CBF. O anúncio, frio e mal redigido, veio através de ofício circular distribuído ontem pela Diretoria de Competições da entidade, sem

Papão e Santa Cruz estão definitivamente alijados da Copa Sul-Americana 2017, vítimas de propaganda enganosa por parte da CBF. O anúncio, frio e mal redigido, veio através de ofício circular distribuído ontem pela Diretoria de Competições da entidade, sem preocupação com justificativas ou algo próximo de um pedido de desculpas aos clubes prejudicados e seus milhares de torcedores.

Papão e Santa Cruz foram vítimas do chamado conto do vigário, como se falava antigamente. Os clubes disputaram torneios (Copa Norte e Copa do Nordeste) que prometiam acesso à competição sul-americana em 2017. Acreditaram – e nem podia ser diferente – na garantia formal feita pela CBF no regulamento das competições regionais.

Aliás, tanto o clube paraense quanto o pernambucano, certamente só participaram dessas Copas porque sonhavam com a honra de representar o Brasil num torneio internacional. Como ocorreu com a Chapecoense, de brilhante trajetória tragicamente interrompida na Sul-Americana deste ano.

Os clubes ficaram sabendo que tinham sido barrados no baile por ocasião da divulgação do calendário da Conmebol para o próximo ano, divulgado há algumas semanas. Como ampliou as vagas do Brasil na Taça Libertadores, a confederação reduziu a participação de clubes nacionais na Sul-Americana.

Santa Cruz e Papão, apesar da desfeita, continuaram na expectativa de que o compromisso assumido pela CBF fosse respeitado de alguma forma. Ledo engano. Surgiram especulações indicando que o coronel Antonio Carlos Nunes, vice-presidente da entidade e pertencente ao círculo íntimo de Marco Polo Del Nero, iria “dar um jeito”. O boato contagiou a diretoria do Papão, que seguiu acreditando que a vaga seria concedida.

Anteontem à tarde, o repórter Wellington Campos, da Rádio Clube do Pará, informou que o sonho havia chegado ao fim. Segundo ele, a Conmebol não aceitou o pleito da CBF em defesa dos clubes habilitados à disputa e manteve o veto à participação de Santa Cruz e Papão.

A má notícia foi confirmada ontem no ofício assinado por Manoel Flores, diretor de Competições. O comunicado diz que a Conmebol decidiu criar novos critérios de participação na Sul-Americana do próximo ano e que oportunamente dará os detalhes. Sabe-se, desde já, que só clubes da Série A terão vaga na competição.
“Sendo assim, os clubes que foram campeões da Copa do Nordeste 2016 (Santa Cruz) e Copa Verde 2016 (Paysandu), que pelo que constava nos regulamentos das referidas competições tinham acesso garantido à competição da Conmebol, não terão mais este direito”, diz o ofício.

Assim, sem anestesia, a CBF crava uma tremenda punhalada nas duas agremiações e ainda recorre ao expediente malandro de jogar o problema para a Conmebol, como se nada tivesse a ver com a história. E é claro que tem. Afinal, Santa e Papão jogaram os torneios confiando na informação repassada pela entidade, que agora tira o corpo fora num gesto de desconsideração com os clubes a ela filiados.

No ofício, Manoel Flores anuncia que os campeões dos dois torneios regionais em 2017 terão direito a entrar nas oitavas de final da Copa do Brasil como compensação pela perda do acesso à Sul-Americana. Grandes coisas. Típico presente de grego, pois, como se sabe, a Copa do Brasil hoje é inteiramente dominada pelos clubes da Série A, detentores de mais recursos e melhor estrutura.

Aos clubes lesados pela CBF resta a busca de uma reparação financeira através da via judicial. Como poucos se arriscam a bater de frente com a controladora do futebol no Brasil, ficará o dito pelo não dito e a certeza de que o Norte e o Nordeste foram alvos de mais uma vigarice urdida nos gabinetes da confederação.

O fato é que a CBF avacalhou com a Copa Verde, que perderá muito em interesse a partir de agora, podendo inclusive levar ao seu esvaziamento com a provável desistência dos clubes mais populares e de melhor condição financeira. Além das equipes mais modestas, quem terá interesse em participar de um torneio que não tem nenhum atrativo ou premiação mais relevante?

Pior ainda para o Papão, que constata da pior maneira não poder contar sequer com a influência política do coronel Nunes, ex-presidente da FPF e conselheiro do clube.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias