plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

6 dicas para preparar os gastos de fim de ano

Com as festas de fim de ano chegam também as despesas extras: listas de presentes, organização de confraternizações e planejamento de viagens ocupam o tempo e o bolso de quem está se preparando para comemorar. Para não se perder nas contas e acabar amarga

Com as festas de fim de ano chegam também as despesas extras: listas de presentes, organização de confraternizações e planejamento de viagens ocupam o tempo e o bolso de quem está se preparando para comemorar. Para não se perder nas contas e acabar amargando o orçamento, a palavra-chave é planejamento. Por isso mesmo, o primeiro passo é fazer um bom estudo e planejamento do seu orçamento.

Contabilize as suas receitas no período, considerando os ganhos extras que tiver, como 13º salário, férias ou bonificações. Depois é hora de partir para as despesas: tanto as fixas, quanto as variáveis. É importante considerar também os gastos extras que terá no início do ano, com IPTU, IPVA e material escolar, por exemplo.

Mas não para por aí: crie suas metas para o próximo ano e considere também os seus valores. Pode parecer difícil, mas começar o ano já endividado só dificultará o seu trabalho. Passada essa etapa, é hora de fazer a análise do seu orçamento: veja onde há margem para corte e qual é o espaço para novos gastos. Com esses valores em mãos, você irá descobrir o quanto poderá gastar sem prejudicar o bolso.


Faça uma lista de todos os gastos previstos para o período e crie um teto para cada categoria. Não precisa seguir tudo à risca, mas quanto mais realista forem as previsões, mais bem-sucedido será o seu planejamento.

Importante: evite as compras impulsivas nesse período. Tenha disciplina para não cair na armadilha de comprar coisas que você nem queria. Para evitar esse problema, uma boa dica é sair da loja, respirar, avaliar se você realmente precisa daquele produto e só comprar se tiver certeza de que é a melhor escolha.

DIVIDIR GASTOS É UMA BOA ALTERNATIVA

Para garantir boas compras, é fundamental pesquisar preços. Para isso, verifique os valores e as condições de pagamento das lojas. Você também pode usar sites específicos para comparação de preços, como o Buscapé, Google Shopping e Zoom. E lembre-se: sempre tente negociar e pedir descontos ao vendedor.

Outra dica importante é evitar o parcelamento. Se for inevitável parcelar algumas compras, anote todos os gastos e prazos de pagamento em uma planilha. Assim, você saberá o quanto está gastando e garante que esse valor caiba no bolso.

Uma boa saída para organizar as festas de fim de ano é dividir os gastos com amigos ou familiares. Para não se perder nas contas e evitar que alguém fique sobrecarregado, é importante utilizar uma planilha compartilhada, onde cada um anota o que gastou, ou de uma vaquinha, na qual todo mundo colabora antecipadamente com a comemoração. Uma ferramenta útil é o Abaca$hi, que permite a arrecadação coletiva para eventos cotidianos.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias