plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém em alerta para doenças do Aedes

Febre, dor na cabeça e nas articulações, indisposição, além de manchas vermelhas pelo corpo são sintomas comuns da dengue, chikungunya e zika. Apesar da semelhança e de serem transmitidas pelo mesmo vetor - o Aedes aegypti, tratam-se de doenças diferentes

Febre, dor na cabeça e nas articulações, indisposição, além de manchas vermelhas pelo corpo são sintomas comuns da dengue, chikungunya e zika. Apesar da semelhança e de serem transmitidas pelo mesmo vetor - o Aedes aegypti, tratam-se de doenças diferentes. Por isso, é de extrema necessidade que se faça a detecção da infecção.


A hematologista e gestora da unidade de Belém, do Laboratório Sabin, Izaura Albuquerque, ressalta que é possível combater a formação de criadouros do vetor. Basta colocar em prática, ao longo da rotina diária, ações simples, porém eficazes. “É preciso verificar pneus expostos, terrenos baldios, telhado, calhas e manter quintais limpos. Sabemos que o mosquito se cria tanto em água limpa quanto suja”, frisa.

Manchas vermelhas pelo corpo são sinais comuns da dengue, zika e chikungunya. (Foto: divulgação)

TRATAMENTO

De acordo com a especialista, em geral, o tratamento é o mesmo para as 3 doenças. A primeira orientação é buscar atendimento médico, realizar os testes de detecção indicados, ao ser identificado um ou mais sintomas das doenças. Além disso, recomenda-se repouso e a ingestão de líquidos.

Em relação à dengue, a especialista faz um alerta sobre a forma mais grave da doença, a hemorrágica. Segundo Izaura, existe uma grande probabilidade de ocorrer com um paciente que já teve a doença em sua forma mais branda anteriormente. A pessoa poderá apresentar hemorragias em pequenos vasos sanguíneos da pele ou internamente em artérias. “Neste caso, o paciente requer um acompanhamento mais intensivo, necessitando de internamento”, diz.

CUIDADOS

Quando o assunto é dengue, o porteiro João Evangelista, 54, não brinca: “Mantenho a vala, o quintal e a calha de casa limpos. Eu, minha esposa e meus filhos nunca pegamos dengue”, diz. Embora seja cuidadoso dentro de casa, o morador da travessa Pirajá, na Pedreira, preocupa-se com a sujeira que é jogada no canal que corta a via, além de um esgoto e um terreno baldio que fica próximo de sua residência. “O esgoto está entupido e quando chove transborda. No terreno baldio tem muito mato e mosquitos”, reclama.

ÁREA DE RISCO

Belém se encontra em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika no Estado do Pará.

A informação é do Ministério da Saúde, via Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias