plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Um legítimo campeão

Com o título brasileiro ganho ontem por antecipação, Cuca desfaz em definitivo os últimos questionamentos sobre sua capacidade de montar times vencedores e afugenta a antiga fama de pé-frio. Já havia sido assim no Atlético-MG, vencedor da Taça Libertadore

Com o título brasileiro ganho ontem por antecipação, Cuca desfaz em definitivo os últimos questionamentos sobre sua capacidade de montar times vencedores e afugenta a antiga fama de pé-frio. Já havia sido assim no Atlético-MG, vencedor da Taça Libertadores, mas o fracasso no Mundial de Clubes quase ofuscou aquela grande conquista.

Desta vez, após rápida incursão pelo futebol chinês, Cuca levou a cabo um feito quase heroico. Precisava em pouco tempo formatar um Palmeiras competitivo a partir de um elenco repleto de jogadores medianos.

Havia um astro – Gabriel Jesus – na companhia, cercado de vários operários, alguns experientes e rodados (Fernando Prass, Arouca, Zé Roberto, Jean, Alecsandro, Rafael Marques, Edu Dracena, Cleyton Xavier etc.). Dessa mescla de jogadores, conseguiu em pouquíssimo tempo formar um time razoavelmente forte para o Campeonato Brasileiro.

Os bons resultados iniciais deram força e entusiasmo ao grupo, a partir da confiança que o torcedor foi adquirindo com as vitórias em sequência. Como a competição é longa, sujeita a solavancos e desacelerações, temeu-se que o ainda pouco confiável Palmeiras não aguentasse o ritmo.

Não só aguentou bem as provações, como aos poucos foi assimilando um jeito muito pragmático de encarar o Brasileiro. Cuca estruturou seu esquema na velocidade e no talento da dupla de ataque, Gabriel Jesus-Dudu. Para municiar os atacantes, apostou em Roger Guedes e Moisés.

Foi encaixando as demais posições a partir das características desses atletas. E foi extremamente feliz nas escolhas. Até Zé Roberto, do alto de seus 42 anos, encontrou refúgio na lateral-esquerda, sua posição de origem. Como a confirmar o acerto da escalação por ali, Zé foi um dos mais ativos defensores da equipe diante da Chapecoense, posicionando-se algumas vezes até na cobertura da dupla central de zagueiros.

Guedes e Moisés se afinaram com Dudu e Gabriel, tendo como suporte na marcação Jean e Tchê Tchê, grata revelação do campeonato.

Nada revolucionário ou inovador, apenas um time brigador, incansável na busca pela vitória (dentro e fora de sua arena) e um espírito de agregação que permitiu que veteranos graduados aceitassem numa boa o papel de coadjuvantes.

Por todas essas virtudes, Cuca é o grande símbolo deste Palmeiras campeão após 22 anos de espera, superando até Gabriel Jesus em importância para o desfecho satisfatório da campanha. Sem a sabedoria na escolha das peças e a determinação demonstrada pelo técnico, o título dificilmente iria ficar com o Palestra.

O futebol não foi magistral, nem de encher os olhos, mas a métrica dos pontos corridos é implacável. Nenhum time chega à bandeirada final sem apostar na regularidade e na força do conjunto. Cuca foi quem teve neste ano a melhor leitura sobre as características da competição, e se deu bem.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias