plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Médica denuncia irregularidades no PSM do Guamá

Enquanto muitas pessoas literalmente morrem sem atendimento nos corredores dos Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, o PSM do Guamá, e no Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, uma medida chamou a atenção e preocupou

Enquanto muitas pessoas literalmente morrem sem atendimento nos corredores dos Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, o PSM do Guamá, e no Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, uma medida chamou a atenção e preocupou médicos, pacientes, enfermeiros e demais funcionários no PSM do Guamá.

Uma enfermaria, que poderia receber alguns pacientes, teria sido transformada em um refeitório "comum". A denúncia foi feita na manhã desta quinta-feira (24) por uma médica que trabalha no local e que preferiu não se identificar.

Veja também: Mesmo com denúncia, idosa morre sem leito no PSM

Apesar da aparente melhoria no conforto, não é isto que ocorre. Ainda de acordo com a médica, o espaço reservado para os médicos apresenta dversos problemas: "o ar condicionado está quebrado, banheiro alagado, é pequeno... Muitos descansam dentro dos seus carros", desabafou.

Paralisação continua

Diante destes e de outros problemas, e de uma possível mudança na escala de trabalho dos funcionários, que prevê a diminuição de quatro para três médicos para atender o hospital inteiro por turno, um grupo de médicos decidiu paralisar as atividades desde a última quarta-feira (23).

"Não retornaremos às atividades se as nossas revindicações não forem atendidas. Inclusive (os setores de) trauma e cirurgia vão aderir ao movimento", explicou a médica.

De acordo com ela, a informação dada pela Sesma seria a quantidade pequena de atendimento. "Eles alegam que a redução dos médicos é pela diminuição do número dos atendimentos, mas não levam em consideração a complexidade e gravidade dos casos que atendemos lá! Muitas vezes chegam pacientes bem graves, sem contar nos mais de 100 pacientes internados que são assistidos pelos plantonistas, quando apresentam alguma intercorrência", enfatizou.

Os problemas não param por aí. A profissional afirmou ainda que "nosso salário está atrasado, até agora nada foi empenhado... E o site do portal da transparência está fora do ar... Não temos nem como ver em que pé anda o pagamento".

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou somente que o HPSM Humberto Maradei Pereira (Guamá) está passando por reforma e ampliação e alguns locais estão sendo readequados tanto para atender melhor a demanda do usuário quanto para atender com melhor acomodação o servidor.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias