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"Elevado da morte" preocupa condutores

O acidente que vitimou o servidor municipal Edson Garcia Gomes, 50 anos, no elevado Gunnar Vingren, que liga a avenida Centenário à Júlio César, bairro Val-de-Cans, em Belém, está longe de ser um caso isolado. Pelo contrário: faz parte de uma triste estat

O acidente que vitimou o servidor municipal Edson Garcia Gomes, 50 anos, no elevado Gunnar Vingren, que liga a avenida Centenário à Júlio César, bairro Val-de-Cans, em Belém, está longe de ser um caso isolado. Pelo contrário: faz parte de uma triste estatística de acidentes que deixaram pessoas mortas e feridas nos últimos anos.

Alta velocidade, falta de atenção, entre outros problemas cometidos por condutores interferem? Certamente sim, mas a insegurança de várias pessoas que circulam no local também é grande, em especial por haver uma curva fechada no trecho e apenas uma pequena mureta de proteção.

Pelo facebook, vários internautas comentaram o caso, destacando o receio de transitar no trecho e os problemas no elevado. Veja algumas das postagens:

Imagem: Reprodução/ Facebook

Da instalação de grades, melhor sinalização ou mesmo aumento da mureta que fica na lateral e instalação de pequenas lombadas que diminuam a velocidade dos veículos são algumas das medidas que sao citadas, mas que por enquanto permanecem apenas no imaginário da população.

A reportagem do DOL entrou em contato com a Universidade Federal do Pará para saber o posicionamento de pesquisadores sobre engenharia de trânsito acerca do elevado e sua estrutura.

Outros acidentes

Em setembro de 2015, duas pessoas que estavam em uma moto foram arremessadas do elevado ao se chocarem contra a mureta. na época, elas foram encaminhadas ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e conseguiram se recuperar.

Em 13 de dezembro, un motociclista caiu do elevado Gunnar Vingren que liga a avenida Centenário à Júlio Cesar, no bairro Val-de-Cans, em Belém. Um carro particular colidiu com a traseira de uma moto. Com o choque, o condutor bateu na mureta de proteção e foi arremessado.

Gonçalo Pires Madeireira, de 36 anos, chegou a ser internado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), mas não resistiu e faleceu. Doze dias depois, outro motociclista caiu no mesmo lugar.

Prefeitura é a responsável pelo elevado

Em janeiro de 2015, o Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano – NGTM do Governo do Pará "devolveu" as avenidas Centenário e Júlio César, incluindo os elevados Daniel Berg e Gunnar Vingren, a passarela da avenida Júlio César e a passagem de nível da avenida Centenário com a rua Paulo Costa para a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém. As vias estavam sob a responsabilidade do Estado desde 2008.

NOTA

Através de nota, a Prefeitura de Belém informou que as barreiras de segurança utilizadas em todos os elevados da capital obedecem regras e padrões técnicos de altura e largura seguidos por diversas cidades brasileiras, inclusive aquelas que possuem um índice populacional maior que de Belém. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) ressalta que a avenida Júlio César possui o limite de velocidade em 60km/h, mas que, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro, às proximidades de entrada e saída de elevados esse limite diminui para 40km/h.

Ainda segundo a Semob,

Na época, o argumento era que, com a devolução, a Semob teria mais liberdade para executar as obras do BRT Centenário. Até agora, no entanto, nem as obras da Augusto Montenegro possuem previsão de conclusão e as da Centenário nem possuem previsão para início.

A reportagem do DOL entrou em contato com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana para saber se há alguma previsão de mudanças na estrutura de proteção do local, já que a Semob é a responsável pela manutenção e fiscalização da via.

Ainda segundo a Semob, a avenida Júlio César, assim como todo o entorno do elevado Daniel Berg, está devidamente sinalizada com placas, faixas, eixos de via, entre outros dispositivos, com a finalidade de alertar os condutores quanto aos limites de velocidade.

(DOL)

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