Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Aposentados já podem consultar o valor do 13º

Sábado, 19/11/2016, 08:32:05 - Atualizado em 19/11/2016, 09:18:12 Ver comentário(s) A- A+

Aposentados já podem consultar o valor do 13º (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Asegunda parcela do 13º salário do INSS já aparece nos extratos de pagamento de parte dos aposentados. Como o órgão começou a gerar a sua folha de pagamentos na quarta (16), muitos segurados com direito à gratificação de Natal já conseguem saber, pela internet, exatamente qual será o valor do bônus, confirmou a Previdência. No Pará, 862.584 pessoas terão direito ao benefício.Para quem não conseguir fazer a consulta nos próximos dias, a Previdência informou que todos os extratos estarão disponíveis até o próximo dia 24, quando o valor começará a cair nas contas dos beneficiários.

Para aqueles que já recebiam benefício no início do ano e têm renda mensal de até R$ 1.903,98, o valor da segunda parte do 13º corresponde à metade do salário. Segurados que ganham acima desse valor terão desconto do Imposto de Renda.

Aposentados e pensionistas a partir dos 65 anos são isentos até R$ 3.807,96. Os extratos detalham os descontos do Imposto de Renda, se houver, da primeira parcela do 13º, que já foi paga, de eventuais empréstimos consignados e outras dívidas com débito no benefício.

Trabalhadores receberãoa 1ª parcela até o dia 30

Por lei, as empresas têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salário aos seus empregados. Tem direito a receber todos os empregados, inclusive os domésticos, rurais e avulsos. Em caso de não observância dos prazos as empresas poderão ser multadas. O valor da primeira parcela do 13º salário corresponde à metade do salário de outubro para quem foi contratado até 15 de janeiro de 2016. Exemplo: quem foi contratado após esta data terá o pagamento proporcional aos meses trabalhados (o período de 15 ou mais dias é considerado como mês integral). A segunda parcela vence em 20 de dezembro.

 

(Diário do Pará)

Leia também:

Comentários