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Veja dicas para abrir uma loja virtual

Quer abrir uma loja virtual? Então estude muito. Segundo a coordenadora nacional de comércio eletrônico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional, Natalia Bertulissi, não é porque está ao alcance das mãos que a loja vir

Quer abrir uma loja virtual? Então estude muito. Segundo a coordenadora nacional de comércio eletrônico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional, Natalia Bertulissi, não é porque está ao alcance das mãos que a loja virtual necessita de menos atenção que a física. “É preciso estudar muito, pois cada segmento tem suas especificidades”.

A especialista deu palestra sobre o assunto ontem (18), na Feira do Empreendedor. Realizado pelo Sebrae desde quarta-feira (16), o evento encerra hoje, no Hangar. Quem já tem loja física, pode encontrar no espaço virtual uma oportunidade para expandir as vendas, divulgar seu produtos, atrair novos consumidores e fidelizar o cliente.

ATENÇÃO

Porém, antes de lançar a loja, o empreendedor precisa atentar para alguns fatores, como a plataforma e os meios de pagamento. “São muitas as opções disponíveis. Tudo depende do público, do produto e da demanda”, explica Bertulissi. A saída é fazer pesquisas e comparações. A tecnóloga em estética Daniela Duarte, 40, acredita que a palestra trouxe muitos conhecimentos. “Quero abrir uma loja virtual com cosméticos regionais e a palestra foi importante, assim como tem sidodesde o 1º dia da feira”.

A designer de moda Natasha Ribeiro, 25, tem uma loja virtual de moda há 1 ano e aproveitou para aprimorar seus conhecimentos. “Acho importante esse tipo de evento para dar visibilidade ao micro e pequeno empreendedor e ajudá-lo a crescer”. A feira conta com programação diversificada. São quase 300 eventos de capacitação.

SERVIÇO

O QUE CONSIDERAR ANTES DE ABRIR UMA LOJA VIRTUAL

Plataforma: Escolha entre gratuitas (mais limitadas e não permitem que você customize sua página) e pagas (possibilidade de customizar a página), de acordo com sua demanda

Meios de pagamento: Opte entre intermediadores de pagamento (como PagSeguro e PayPal, que permitem garantias contra fraudes) ou gateways de pagamento (como CobreBem, que repassa o pagamento do clientena mesma hora)

Segurança: É importante você dar garantia de segurança aos clientes e, ao mesmo tempo, prevenir-se contra fraudes na internet. Existem, inclusive, várias empresas que trabalham com a garantia da segurança, pesquise a melhor opção.

Marketing digital: Preocupe-se em dispor sua loja virtual com fotos de qualidade, espaço para atendimento ao cliente e informações detalhadas sobre a empresa e os produtos.

Logística: Veja como entregará os produtos, se contratará alguém para fazer o serviço e, para entregas mais distantes, se utilizará o Correios ou transportadora.

Fonte: Natalia Bertulissi/ Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

(Alice Martins/Diário do Pará)

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