plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Terra Firme e seus problemas e contrastes

Ah, Terra Firme. É bom viver nela, mas não abusar dela”, suspira Manoel Costa, comerciante de 81 anos que há 20 mora no bairro que é um dos mais populosos de Belém. Localizado na zona sul da cidade, nos limites do Guamá e Canudos, às margens do rio Tucund

Ah, Terra Firme. É bom viver nela, mas não abusar dela”, suspira Manoel Costa, comerciante de 81 anos que há 20 mora no bairro que é um dos mais populosos de Belém. Localizado na zona sul da cidade, nos limites do Guamá e Canudos, às margens do rio Tucunduba, a Terra Firme é um bairro de contrastes. Lugar de vizinhos alegres e de trabalhadores determinados durante o dia, é zona perigosa durante a noite. É uma área com muitos problemas: segurança, saneamento, saúde; mas também de cultura e ensino, quadrilhas, bois folclóricos e feira livre.

Mesmo com as adversidades, Manoel diz nunca ter pensado em sair da Terra Firme. “Um amigo nosso se mudou uma vez, mas acabou voltando. Quando a gente é daqui, não quer sair”, conta. Viúvo e morando nos altos de sua loja de materiais de construção, o comerciante criou seus 5 filhos e quase 40 netos no bairro. “Aqui a gente encontra de tudo, muitas vezes até melhor que no Ver-o-Peso”, faz questão de acrescentar sobre as opções da feira do bairro.

Localização

Neto de Manoel, o estudante Bruno Costa, 18, destaca que o ponto mais positivo do bairro é a localização. “É muito perto do centro. Daqui, a gente consegue ir pra qualquer lugar”.

Foto: Wagner Santana

Insegurança e saúde preocupam

Mesmo contentes com o lugar em que vivem, os moradores reconhecem os problemas do bairro. “Tem muito assalto, de noite fica muito perigoso. Nem as escolas escapam”, admite a feirante Fabiana Alves, 38. A saúde é a principal reclamação de Fabiana. “Para conseguir ser atendida, a gente preciso ir de madrugada para o posto. É muito difícil e ainda é perigoso”.Bruno Costa confirma a situação e confessa não frequentar certas áreas consideradas mais perigosas. O avô de Bruno, Manoel Costa, diz que, quando fecha a loja, vai direto para casa. “Mas já foi bem pior”, acrescenta.

Curiosidades

O que você precisa saber sobre a Terra Firme

Montese é o nome oficial do bairro para a Prefeitura desde 1996. O nome é em homenagem à Batalha de Montese. A população não reconhece o nome.

Terra Firme é como o bairro é conhecido e chamado desde o início pelos moradores, por causa das
terras altas e firmes do local.

Todo mês de junho, além das várias quadrilhas juninas que se apresentam pelo bairro, como a Rosa Vermelha, existem dois grupos folclóricos que sempre fazem festas e arrastões pelas ruas da comunidade: o Boi Marronzinho e o Boi da Terra.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias