plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Inscrições para vestibular especial vão até quarta

Termina nesta quarta-feira(16) o prazo para as inscrições no Processo Seletivo Especial (PSE-2) da Universidade Federal do Pará, voltado especificamente à candidatos de origem indígena ou quilombola. O concurso oferta para 2017 um total de 704 vagas em 17

Termina nesta quarta-feira(16) o prazo para as inscrições no Processo Seletivo Especial (PSE-2) da Universidade Federal do Pará, voltado especificamente à candidatos de origem indígena ou quilombola. O concurso oferta para 2017 um total de 704 vagas em 176 cursos de graduação distribuídos por 20 cidades paraenses.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 17h no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA(Ceps). Até esta segunda-feira, 4.365 pessoas solicitaram a inscrição no certame, sendo 1.106 indígenas e 3.259 quilombolas.

Confirmação da inscrição depende da apresentação de documentos

Todos os candidatos terão até as 17h do dia 18 de novembro para apresentar presencialmente à UFPA os documentos exigidos para a inscrição, ou seja, o boleto bancário sem valor, gerado no ato de inscrição e que comprova o registro da mesma, e a Declaração de Pertencimento, documento que atesta a vinculação dos estudantes com a comunidade tradicional a qual alega pertencer.

Considerando as especificidades dos candidatos, o Ceps e a Comissão Permanente de Processos Seletivos da universidade (Coperps) estabeleceram que as cópias da documentação exigida no edital podem ser entregues nas secretarias dos campi de Abaetetuba, Altamira, Cametá e Soure ou na sede do Ceps, em Belém, no prazo previsto pelo edital do processo seletivo diferenciado.

Porém, caso sejam aprovados na primeira fase do concurso, os estudantes precisarão apresentar o documento original equivalente à cópia entregue aos avaliadores durante a segunda etapa do vestibular especial, que corresponde a uma entrevista individual. Confira aqui o comunicado do Ceps.

Números

“Nesses últimos dias uma das principais dúvidas dos candidatos é em relação ao local onde podem apresentar a documentação exigida para a inscrição no PSE-2. Vamos realizar o concurso nos cinco campi listados no edital, mas muitos estudantes não compreendem que o local de entrega do documento não precisa ser o mesmo onde ele opta por fazer as provas. Isso porque todos os documentos serão trazidos ao Ceps, em Belém, para serem analisados no Ceps, para só então publicarmos a homologação da inscrição”, orienta Sanclayton Moreira, diretor do Ceps/UFPA.

Os dados do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da UFPA (Ciac) mostram que desde a implantação do sistema que cria as vagas extras para candidatos indígenas, duas para candidatos quilombolas e uma vaga extra para pessoas com deficiência em cada curso de graduação ofertado pela universidade, um total de 1.009 estudantes foram aprovados na instituição. O maior grupo é dos estudantes quilombolas que somam 589 aprovados desde 2013. Desde 2010, quando as vagas especiais para indígenas foram criadas, já se tornaram calouros da UFPA 133 estudantes indígenas.

Serviço:

As inscrições para o PSE 2016 volta a estudantes indígenas e quilombolas seguem até o dia 16 de novembro no www.ceps.ufpa.br e são gratuitas.

Acesse aqui o edital do PSE indígena e quilombola deste ano.

Confira o comunicado do Ceps sobre a entrega dos documentos necessários à inscrição.

Veja aqui o quadro completo com o número de estudantes aprovados na UFPA ao longo dos anos e em cada curso:

Quilombolas

Indígenas

PcDs

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias