plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Superlua poderá ser vista de graça no Planetário

Para dar aos belenenses a oportunidade de melhor percepção do fenômeno da Superlua que não ocorre há 70 anos, o Planetário e Centro de Ciências da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abrem as portas das 18h às 22h desta segunda-feira (14), colocando os

Para dar aos belenenses a oportunidade de melhor percepção do fenômeno da Superlua que não ocorre há 70 anos, o Planetário e Centro de Ciências da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abrem as portas das 18h às 22h desta segunda-feira (14), colocando os telescópios à disposição do público gratuitamente.

"Essa não é apenas uma superlua, e sim uma 'super superlua'. Além estar mais próxima da Terra, o nosso planeta também está mais próximo do sol, fazendo com que haja um aumento no tamanho da lua avistada no céu e também no brilho", explica o técnico em Física do Planetário, Victtor Takeshi.

A distância média entre a Terra e a lua é de 384.403 quilômetros.

Assim como os planetas descrevem uma trajetória elíptica ao redor do sol, a lua descreve a mesma trajetória ao redor da terra.

Nesse caso, quando o satélite natural se localiza no ponto mais próximo da terra (perigeu), na fase cheia, a 347 mil quilômetros, ocorre a superlua regular.

Ou seja, o fenômeno acontece quando a lua está completamente iluminada pelos raios solares na menor distância possível do planeta Terra.

A coincidência que marca a próxima superlua é a de que a Terra também se encontrará mais perto do sol.

A atividade no Planetário começa às 18h, com uma demonstração feita por Takeshi para explicar o fenômeno do ponto de vista físico para os presentes.

A observação da lua terá início às 19h, quando as pessoas poderão ver a superlua em três telescópios. A programação é gratuita.

O Planetário e Centro de Ciências do Pará fica na Avenida Augusto Montenegro, próximo ao Estádio do Mangueirão, em Belém.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias