Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Assinado termo para estadualização da BR-316

Quarta-Feira, 09/11/2016, 23:14:07 - Atualizado em 10/11/2016, 01:28:28 Ver comentário(s) A- A+

Assinado termo para estadualização da BR-316 (Foto: divulgação)
Ministro insistiu com o presidente da república e cobra o governo do Estado para que o BRT Metropolitano saia do papel (Foto: divulgação)

Foi assinada nesta quarta-feira (9), com a presença do presidente da República Michel Temer e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a estadualização de 16 quilômetros da rodovia BR-316, que corta os municípios de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB).

O objetivo é destravar o trânsito e alavancar o desenvolvimento regional no estado do Pará. A assinatura foi feita no gabinete do presidente e contou ainda com a presença do ministro do Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella e do governador do Pará, Simão Jatene.

“Esta liberação do Governo Federal é fundamental porque este era o único entrave para tirar, finalmente, o BRT metropolitano do papel”, contou Helder Barbalho.

Ministro fala mais sobre conquista. Veja:

“Nós, do Governo Federal, fizemos nossa parte. A partir de agora, com este processo resolvido, esperamos que o governo do Estado possa efetivamente cumprir este compromisso e fazer com que a população que necessita de transporte público, que todos os dias sofre nos ônibus e perde tanto tempo de suas vidas, possa ter um serviço público digno, integrado, melhorando a qualidade de vida, gerando mobilidade urbana e ajudando a ter um trânsito melhor na região metropolitana de Belém”.

Helder Barbalho contou que conversou diversas vezes com o presidente Michel Temer nos últimos meses sobre esse processo de estadualização da rodovia.

“Fui até meio chato com ele: ‘Senhor Presidente, nós precisamos desta liberação para tirar o BRT metropolitano do papel. Isso é muito importante para a nossa Belém, a nossa Ananindeua’ e ele foi muito sensível”.

O ministro contou ainda ter estado diversas vezes com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, junto com a bancada de deputados e senadores do Pará, para pedir e mostrar a importância de ter a BR-316 neste trecho humanizada e integrada ao crescimento urbano. “Tenho dito que a minha responsabilidade como ministro é com o Brasil, mas acima de tudo minha responsabilidade é com meu estado, é com o Pará, seja em agendas do Ministério da Integração Nacional, seja em agendas em outros ministérios, como é o caso desta pauta do Ministério dos Transportes”, afirmou Helder Barbalho.

“A nossa parte está feita! Agora, vamos torcer para que o Governo do Estado, finalmente, tire do papel esta obra tão importante para todos nós”, comenta o ministro.

(Com informações do Ministério da Integração Nacional)

Leia também:

Comentários