plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fator sanguíneo e RH constarão na identidade

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (9), pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o Projeto de Lei 365/2015 que institui que nas cédulas de identidade emitidas no Pará deverão constar o tipo sanguíneo e fator RH do portador. A proposiçã

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (9), pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o Projeto de Lei 365/2015 que institui que nas cédulas de identidade emitidas no Pará deverão constar o tipo sanguíneo e fator RH do portador. A proposição foi do deputado Chicão (PMDB).

A justificativa do autor do PL é baseada no fato de muitas vezes acontecer do cidadão sofrer, por exemplo, um acidente em via pública e ser socorrido por desconhecidos, levado para o hospital e precisar de transfusão de sangue com urgência para que a vida seja salva.

No entanto, a equipe médica fica sem fazer o procedimento por não saber o exato tipo sanguíneo e fator RH da vítima e a espera pode ser tarde demais.

Com a implementação da Lei, autor do PL prevê mais agilidade na hora do atendimento a um paciente que esteja inconsciente (Foto: Reprodução)

O projeto apresentado prevê que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) faça a inserção do tipo sanguíneo ( A, B, O e AB ) e RH, que pode ser negativo ou positivo, na cédula de identidade de todos os cidadãos paraenses.

De acordo com o projeto de Lei, a medida deverá ser aplicada nas cédulas emitidas a partir de Janeiro de 2017.

"É uma medida simples, mas importante que poderá salvar a vida de milhares de pessoas na hora de uma emergência", ressaltou o deputado.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias