plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Docentes da UFPA podem entrar em greve

Em assembleia geral, realizada pela Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA), professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiram por aprovar o indicativo de greve da categoria. A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (8). Segundo informaçõe

Em assembleia geral, realizada pela Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA), professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiram por aprovar o indicativo de greve da categoria. A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (8).

Segundo informações do site da ADUFPA, o indicativo de greve da categoria começa a partir do dia 11 de novembro, em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55. Uma nova assembleia dos docentes será realizada na tarde da próxima quinta-feira (10) para avaliar a deflagração do movimento grevista.

O indicativo de greve foi aprovado após um intenso debate sobre a conjuntura política brasileira e as mobilizações na UFPA.

“A conjuntura está bastante dinâmica. Ou nos movimentamos e intensificamos a luta ou veremos nossos direitos serem congelados por vinte anos. A construção da greve é, portanto, uma necessidade imediata para defender o futuro dos trabalhadores e da juventude”, garantiu a diretora-geral da ADUFPA, Sandra Helena Cruz.

OCUPAÇÃO

Ainda segundo a ADUFPA, os docentes aprovaram também estado de ocupação e orientaram os professores a participarem ativamente da programação das ocupações estudantis.

A decisão da categoria reforça o processo de ocupação da UFPA, que iniciou no último dia 24 de outubro nos campi de Abaetetuba e Cametá, e ontem atingiu sete campi da instituição, com os estudantes ocupando o campus central de Belém, após uma assembleia com quase 2 mil alunos.

Durante a assembleia de hoje, os professores indicaram que os docentes promovam assembleia nos campi no dia 10, para avaliar a deflagração da greve.

A assembleia definiu, ainda, a criação de um comitê conjunto entre docentes, técnico-administrativos e estudantes para acompanhar os movimentos de ocupação.

Nesta quarta-feira (9), às 11 horas, no pátio da reitoria, as três categorias estarão reunidas em uma assembleia conjunta que vai discutir a luta unificada contra a PEC 55.

Para facilitar o processo de mobilização, os professores aprovaram assembleia permanente e a constituição do Comando Local de Mobilização, que deverá ser instalado amanhã, às 14 horas, na sede administrativa da ADUFPA, nos Altos do Vadião.

UFPA

Por telefone, o DOL tentou contato com a UFPA, mas ninguém foi encontrado para falar do assunto.

(Com informações da ADUFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias