plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder ajudará a buscar recursos para Educação

EDUCAÇÃOO ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, participou, na sexta-feira (4), da solenidade de posse do novo coordenador do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) de Ananindeua, Francivaldo Nunes, e do vice-coordenador, Alisson da Sil



EDUCAÇÃO

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, participou, na sexta-feira (4), da solenidade de posse do novo coordenador do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) de Ananindeua, Francivaldo Nunes, e do vice-coordenador, Alisson da Silva. Eles ficarão à frente da instituição até 2020. O campus foi criado em 2013. Segundo o novo coordenador, os professores, alunos e técnicos se envolveram para construir um novo plano de gestão para transformar o campus em um espaço de formação de excelência. “É um momento de satisfação. Ao mesmo tempo, de muita responsabilidade, porque agregamos valores e interesses aos que defendem uma educação pública de qualidade”, disse Nunes.

Para o reitor da UFPA, Emanuel Tourinho, o momento é de se trabalhar para a construção da sede definitiva do campus, que será na área da antiga Granja do Icuí. “Estamos criando oportunidades para que estudantes que precisavam se deslocar em busca do acesso à educação superior pública, possam encontrar essas vantagens em seu próprio município”, comentou.

CONQUISTA

O objetivo é criar, em uma área de 246 mil metros quadrados, um multicampi universitário, com a presença também do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade Federal Rural (Ufra), proposta já aprovada pela Presidência da República.

O campus da UFPA funciona nas instalações da Faculdade da Amazônia (FAAM), no km 9 da rodovia BR-316, enquanto se aguarda o processo para a obtenção dos recursos que foram destinados inicialmente pelo Ministério da Educação para começar a construção da obra física.

O ministro Helder Barbalho se comprometeu a ajudar atuando, junto ao Governo Federal, para destravar os impasses que estão dificultando a obra. “É uma satisfação participar deste momento e poder reafirmar que vou continuar trabalhando em Brasília para garantir recursos para a construção dos prédios do multicampi de Ananindeua”, afirma Helder.


Essa obra, segundo o ministro da Integração Nacional, representa ganhos em qualidade e infraestrutura, assegurando que possa transformar efetivamente a vida da população, fortalecer a cidade e garantir inclusão, por meio da educação para jovens e adultos de Ananindeua.

POLO

A luta para Ananindeua ter um polo universitário começou em 2011, pelo então prefeito do município e hoje ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Na época, ele pediu a expansão do ensino superior na cidade para a UFPA e para o Ministério da Educação (MEC).

A conquista foi, em parte, consolidada com a doação da Granja do Icuí à Prefeitura de Ananindeua, pela Assembleia Legislativa do Pará.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias