plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da Coluna de Mauro Bonna

Coisa de maluco corajosoOs “cabocos” marajoaras sempre disseram: embarcação pequena navegando à tarde pela baía do Marajó, nos meses BRO, é coisa de maluco corajoso ou esperto desinformado. Não deu outra, o desespero de um pobre marinheiro esquecido nas o

Coisa de maluco corajoso
Os “cabocos” marajoaras sempre disseram: embarcação pequena navegando à tarde pela baía do Marajó, nos meses BRO, é coisa de maluco corajoso ou esperto desinformado. Não deu outra, o desespero de um pobre marinheiro esquecido nas ondas fez a Capitania acordar: agora lanchas-catamarã na baía do Marajó só poderão navegar no período matutino. As lanchas rápidas da Expresso Tapajós, com a licença renovada por mais um ano, voltarão às linhas na sexta que vem, a tempo de atender a demanda do Círio de Soure.

Arquitetura Office em A Favorita
A Favorita Belém vai inaugurar em dezembro, o Arquitetura Office, o primeiro espaço coworking da cidade. A proposta é que arquitetos e designers possam ter um local para se reunir com clientes e fechar negócios. O espaço contará com infraestrutura completa, com salas individuais, serviço de copa, wi-fi e estacionamento, além de estagiários para auxiliar nos projetos. Negócio de Allan Feio e Natália Antunes.

Arena do Conhecimento na Feira
Na Feira do Empreendedor haverá um espaço reservado para relatos de experiências dos empresários de sucesso das diferentes regiões do Pará. Trata-se da Arena do Conhecimento, um lugar onde os visitantes poderão participar de um bate-papo informal com um empresário convidado, que irá contar sua trajetória pessoal e profissional, sua rotina e condução de sua empresa. A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae, de 16 a 19, no Hangar.

A Saúde em disputa eleitoral
Começa a movimentação em torno da concorrida eleição na Unimed Belém que ocorrerá em março próximo. Muitas reuniões e estratégias. Wilson Niwa será candidato à reeleição com a bandeira da recuperação e boa performance da empresa. A oposição terá candidato com o discurso de que, até hoje, a cooperativa permanece em regime de Direção Fiscal da ANS. Promete ser animada.

Norte será a locomotiva de 2017
O Norte deve liderar o crescimento brasileiro no ano que vem, segundo um estudo da consultoria Tendências, divulgado pela Reuters. A estimativa é que a região cresça 3,9% - mais que o dobro do 1,5% previsto para o país. O que puxará o desempenho do Norte é o avanço do projeto de mineração S11D, da Vale, e a recuperação da Zona Franca. Além disso, o comércio tenderá a reagir mais rapidamente do que no restante do país.

Os maiores e melhores
O 50 Maiores Negócios do Pará contará com prêmios paralelos: Melhor Negócio por setor da economia: varejo, serviços, indústria e agronegócios; em Desempenho Financeiro, em Governança Corporativa, Personalidade de Negócio e Melhor Negócio do Pará, regional, nacional e global. A divulgação dos ranqueados ocorrerá no dia 1º de janeiro. Promoção: Diário e Gestor Consultoria.

Mateus
O grupo supermercadista Mateus, que está chegando a Belém este mês, foi acusado pela imprensa de ter fraudado pagamentos de impostos da ordem de 150 milhões ao fisco do Maranhão, no escândalo em que o Ministério Público acusa o governo de Roseana Sarney.

Burger King
Bruno Meira Mattos e Gisandro Massoud decidiram os pontos das três lojas drive-thru do Burger King, em Belém: BR-316 e bairros do Umarizal e Nazaré.

Boliche
Abrirá em dezembro o Boliche do Bosque Grão-Pará, com 10 pistas, sendo duas infantis e oito profissionais. E mais: máquinas de jogos eletrônicos e esportes de mesa. Uma boate de 280 lugares exclusiva para eventos e um restaurante para 40 pessoas.

Assaí
O Grupo Pão de Açúcar planeja inaugurar ainda neste mês, o lojão do Assaí Atacadista, seu braço de atacarejo, na Mário Covas com Independência.

Metrópole
Pressão das lojas âncoras adiou para 3 de outubro de 2017, a inauguração do Metrópole Ananindeua. Aliás, a Cervejaria Oficial estará presente no mix do shopping com um complexo de entretenimento que fará toda a diferença para aquela região.

Sertanejo
Fabrizio Paysano abrirá uma franquia Wood’s – bar e casa de show sertaneja. Com 14 pontos Brasil afora, funcionará em Belém, na Senador, entre Wandenkolk e Doca.

Gastronomia
A chef Roberta Yamada, formada pelo Le Cordon Bleu College, da Florida, é a grande sensação nos banquetes da cidade.

Turismo
Vera Seidel Pires é uma das três finalistas no Norte do prêmio de vendas da Braztoa - associação de operadoras de turismo. A premiação ocorrerá nesta quinta, em Brasília.

Remédio
Ainda neste ano, a rede Farma Globo, do Piauí, braço de varejo da Distribuidora Nazário, abrirá oito farmácias na Grande Belém.

Shopping
Fórum Regional Abrasce 2016, o primeiro evento em Belém da entidade que reúne os shoppings no país. Ocorrerá no dia 23, no Grand Mercure, com uma excelente equipe de palestrantes. Promete!

Líder
O Líder quebrou o seu próprio recorde. O faturamento de outubro chegou a 220 milhões de reais. Passaram pelas lojas do grupo naquele mês, 3,2 milhões de clientes.

França
A partir desta sexta, a chef Wânia Martins apresentará um menu degustação com pratos franceses no sofisticado Privilege: duas entradas, um prato principal e sobremesa.

Fotografia
Os fotógrafos Luiz Braga e Paula Sampaio farão leitura de portfólio para autores que tenham trabalho em desenvolvimento na área da fotografia. A atividade é parte da mostra “Retumbante natureza humanizada”, que segue até o dia 17 no MEP.

Boulevard
Com o tema “O Carrossel do Noel”, o Boulevard apresentou ontem a sua decoração de Natal.

Bosque
Tip Top será novidade no mix do Bosque Grão-Pará. Carmen Steffens será inaugurada no dia 17. E Tirulipa estará este mês no teatro do shopping.

Do Bem
Campanha de Natal do Bosque Grão-Pará: “Natal do Bem”, com uma loja de vendas de bolas de Natal com renda revertida para a Associação Colorindo a Vida, que cuida de crianças com câncer.

Azul
A Estácio/FCat e a Top Nefro realizarão um bate-papo com os funcionários e pacientes sobre a saúde masculina, nesta quinta, às 10h, na Top Nefro, em alusão ao Novembro Azul.

Camicado
A Camicado, no Boulevard, lança duas coleções para celebrar o Natal. As linhas Joy e Golden Night, que trazem enfeites para preparar a casa, itens de mesa, preparo e muitas opções de presentes.

Cartório
Nem bem assumiu a titularidade interinamente, Diego Kós Miranda mudou radicalmente a estrutura física e o atendimento do 2º Ofício de Registro de Imóveis. O cartório agora ocupa ampla e moderna sede na Braz com Quintino, no antigo ponto do Itaú.

Círio
A Diretoria da Festa de Nazaré se reunirá amanhã, para avaliar o Círio 2016. O relatório da avaliação servirá de base para o novo Plano de Trabalho do Círio 2017, cujo tema será “Maria, Estrela da Evangelização”.

Samba
Hoje tem mais uma roda de samba no quintal da Casa d’ Noca. Foram convidadas três mulheres para este domingo: Renata del Pinho, Ana Paula Castro e Mariza Black.

Solidariedade
A equipe de montadores da Celmar acaba de participar da ação social “Missão Belém”, em um centro de recuperação em Benevides. Eles ensinaram aos abrigados trabalhos de montagens e técnicas de marcenaria.

AP
Já está em implantação na AP o projeto de aperfeiçoamento do atendimento aos sócios nos restaurantes do clube, iniciando pelo Toc-Toc. A consultoria contratada capacitou 210 colaboradores da área de atendimento, o mesmo feito nos setores de cozinha e produção.

Fátima
A Turvicam criou pacote próprio e exclusivo para o Centenário de Fátima, depois de esgotadas as vagas disponibilizadas pelas operadoras. A Turvicam se especializou em roteiros turísticos para Portugal. Projeto e execução de Toni Gonçalves e Joaquim Pedro.

Irrigação
A reunião da Comissão Nacional do Meio Ambiente, realizada em Brasília, com participação da FAO, Mapa, Embrapa, MMA e CNA, acatou a reivindicação da Faepa pela inclusão da Amazônia no Programa de Tecnologia de Irrigação de Áreas Prioritárias para o Desenvolvimento da Agricultura.

Academia
A franquia da Academia Fórmula, na Mário Covas, braço econômico da BodyTech, fechou as portas. O moderno equipamento já foi realocado.

Canadá
Até então um dos mais burocráticos. Enfim, a partir de 2017, brasileiros entrarão sem visto no Canadá.

Pátio
No sábado que vem, o Pátio Belém inaugurará a sua decoração natalina, inspirada no Parque de Natal do Doki. Com um tema lúdico, o espaço terá atrações para crianças, como jogos interativos e bonecos animatrônicos da turma do Doki.

Tecnologia
Investindo em tecnologia, a Leal Moreira já está utilizando o Structural Analisys Program ou SAP, um dos maiores sistemas gerenciais, e utilizado em mais de 150 países. O software foi adquirido para garantir a excelência operacional da construtora.

Citê
O restaurante Citê, em sua arrojada jornada gastronômica, além da pizza de todos os dias, feijoada aos sábados, almoço aos domingos com moqueca e caldeirada paraense, acaba de lançar almoço executivo, de segunda a sexta.

Contas
Deverá ocorrer na primeira quinzena de dezembro, a eleição para sucessão no TCE. O acordo entre os conselheiros prevê André Dias, na presidência, Lourdes Lima, na vice, e Odilon Teixeira, na Corregedoria.

Apple
Novos iPhone 7 e 7 Plus serão lançados nesta sexta no Brasil, com preços a partir de 3.499 reais. E o 7 Plus por 4.899 reais.

EM ALTA
Energia
Nonato Castro, presidente da Celpa, estará amanhã, às 23h30, o Argumento da RBA.
Produtividade
Inaugurado em plena crise, o Formosa-Umarizal já caminha tranquilo com as próprias pernas.
Saúde
Porto Dias Diagnóstico por Imagem em ritmo de capilaridade. Estará no Next Medical, da Cyrela, na BR-316.

EM BAIXA
Repelente
Anvisa proibiu o repelente ambiental Citronela, fabricado por Coimbra Industrial. Não tem registro na agência.
Assistência
Indeferido o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social à Associação dos Moradores do Guamá.
ADM
Legado desastroso no Conselho Regional de Administração acabou provocando a intervenção do CFA.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias