plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Anuário 2016/2017 terá novidades

Atualizado anualmente, o Anuário do Pará, publicação do Jornal Diário do Pará chega à sua 7ª edição. Desde 2010, o Anuário, única e pioneira no Estado, revela as principais mudanças no cenário econômico, político, social e cultural do Estado, apresentando

Atualizado anualmente, o Anuário do Pará, publicação do Jornal Diário do Pará chega à sua 7ª edição. Desde 2010, o Anuário, única e pioneira no Estado, revela as principais mudanças no cenário econômico, político, social e cultural do Estado, apresentando fichas, mapas, tabelas, infográficos e um projeto gráfico diferenciado.

Nesta edição 2016/2017, com mais de 800 páginas, os dados são divididos em nove capítulos de fácil consulta, com o objetivo de promover o acesso de estudantes, pesquisadores e público em geral a todas as informações relacionadas ao Pará.

Desde sua 5ª edição, o Anuário passou a contar também com informações relativas ao meio ambiente, publicando o Mapa da Biodiversidade do Pará, um estudo do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) que desvenda a Fauna e a Flora paraense. Ao longo das edições, o capítulo foi ampliado pelos pesquisadores do Goeldi, passando a denominar-se Diversidade Biológica e Sociocultural, e abrangendo também o componente humano, dados relativos à diversidade étnica, linguística e arqueológica do Estado.

Novidades

Como diferenciais, este ano a publicação apresenta uma tabela que demonstra o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada um dos municípios paraenses, nos itens Renda, Educação e Longevidade.

Por meio desses dados se descobre que a maioria dos municípios do Marajó têm IDHM em Educação abaixo de 0,300 – onde o destaque negativo ainda é Melgaço, com apenas 0,207 –, enquanto a média da Região Metropolitana é acima de 0,500.

Outra novidade desta edição é o quadro que demonstra as empresas de melhor desempenho e as maiores por setor nas regiões Norte e Centro-Oeste, apurado pela revista Valor 1000, de 2016, que posiciona a paraense Hydro Alunorte, como a maior e a Mineração Rio do Norte (MRN) como a melhor. Nesse capítulo também se revela que o Pará tem uma participação de 10,8% na receita líquida da Região Norte.

A seção “Pará em Mapas” também traz novidades: esta edição ganhou três mapas novos, um que desvenda o PIB Municipal; outro que revela o Número de eleitores por município e mais um que identifica a cobertura das equipes de Saúde da Família no Pará. A seção conta agora com um total de 15 mapas.

O tema do projeto gráfico da edição 2016/2017 é o meio ambiente e dá destaque à riqueza dos rios e florestas paraenses. Desenvolvido pelo designer gráfico Atorres, o tema é representado em belíssimas fotos que estão recebendo efeitos especiais de computação.

Especiais

O Anuário do Pará também produz matérias especiais. Este ano um dos temas é o meio ambiente. Para fazer link com o projeto gráfico, há a matéria sobre a “A formação do ecossistema paraense”.

No capítulo Pará da Fé, o foco da matéria é o “Islamismo no Pará”, já que as ações do Estado Islâmico (EI) pelo mundo a fora têm atraído a atenção para o tema. Na matéria, fica-se sabendo que há cerca de 100 famílias muçulmanas no Pará.

Reconhecimento nacional

O Anuário do Pará é bastante utilizado em pesquisas de alunos de escolas públicas, na Biblioteca Arthur Vianna do Centur. Além disso, a publicação já foi citada como fonte de trabalhos acadêmicos na UFPA, na Universidade de Brasília (UnB) e atraiu a atenção de um professor universitário de Minas Gerais, especialista em publicações de anuários. Apenas o estado do Ceará possui um Anuário semelhante ao paraense.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias