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Cinco regras básicas para evitar a demissão

Em setembro deste ano, o exército de desempregados no Brasil foi de 12 milhões, com alta de 3,8% em relação aos três meses anteriores, o que significa mais 437 mil pessoas desocupadas. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicí

Em setembro deste ano, o exército de desempregados no Brasil foi de 12 milhões, com alta de 3,8% em relação aos três meses anteriores, o que significa mais 437 mil pessoas desocupadas. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), iniciada em 2012 e foram divulgados pelo IBGE na semana passada. E, em momentos de crise econômica, muitos trabalhadores se sentem ameaçados de ficar, de uma hora para outra, sem emprego.

Nestes casos, os especialistas em recursos humanos e consultores tranquilizam aquela parcela de profissionais mais comprometidos, com maior desempenho e vontade de crescer. Este grupo não é cogitado quando surge a necessidade de fazer cortes. No entanto, algumas atitudes e comportamentos que às vezes são realizados inconscientemente podem colocar o emprego em risco.

Segundo Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional, e autor de importantes livros, algumas atitudes simples podem blindar o trabalhador do risco da demissão. Uma dessas dicas, por exemplo, é evitar reclamar o tempo todo no local de trabalho, seja das condições oferecidas pela empresa, pelo salário eventualmente baixo ou simplesmente se indispor com colegas.

“Problemas são, na verdade, oportunidades de superação e destaque se, ao invés de nos lamentarmos, irmos atrás das soluções. Além de deixar a pessoa com o sentimento de autoconfiança afiado, chama a atenção dos supervisores, ganhando destaque em sua atuação profissional”, ressaltou o especialista, que listou outras orientações. Confira no infográfico ao lado!

CONFIRA 5 DICAS PARA MANTER O EMPREGO

- Organização: O mundo dos negócios é feito de prazos e, por isso, não ter um bom planejamento irá contribuir de forma negativa para a formação da sua imagem. Procure um método que combine com o seu estilo de ser, como agendas e smartphones, e crie uma rotina de atualização dos status de seus compromissos. Cumprir a palavra quando se fala em datas importantes é um ótimo atributo para a sua carreira.
- Evitar reclamar o tempo todo: Cuidado para não se transformar em uma pessoa amarga e que reclama o tempo todo. Geralmente, os colegas de trabalho estão abertos para nossos problemas quando eles aparecem esporadicamente. Quem sempre está com um humor ruim acaba criando um sentimento natural de afastamento. Lembre-se que problemas são, na verdade, oportunidades de superação e destaque se, ao invés de nos lamentarmos, irmos atrás das soluções. Isso, além de deixar a pessoa com o sentimento de autoconfiança afiado, chama a atenção dos supervisores, ganhando destaque em sua atuação profissional.
- Responder e-mails: Por mais desnecessário que pareça, sempre responda as mensagens enviadas ao seu e-mail profissional. Não se manifestar irá fazer com que as pessoas o vejam como alguém sem comprometimento ou até irresponsável. Essa recomendação é válida especialmente para os e-mails de seus superiores e clientes.
- Parar de pedir desculpas por tudo: Muitas vezes, pedir desculpas é visto como um argumento para justificar algo que não deu certo. Ao invés disso, tenha uma atitude proativa e, ao apresentar um resultado negativo, já demonstre também a solução para reverter o cenário. Dessa forma, as pessoas vão entender que você está comprometido com o sucesso das suas atividades, mesmo que, às vezes, as coisas saiam do programado.
- Evitar sair da sala toda hora para usar celular: A não ser por conta de ocasiões especiais, como um problema familiar que deve ser resolvido naquele dia, deixar sua sala várias vezes para falar ao telefone celular irá gerar uma impressão negativa. Geralmente, as pessoas relacionam essa atitude ao fato de se estar procurando uma nova oportunidade de emprego, por exemplo. A mesma dica vale para quem gosta de trocar mensagens pelo celular. Evite os excessos.

Fonte: Eduardo Shinyashiki, palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação

(Diário do Pará)

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