plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Edmilson não legitima resultado do segundo turno

Em nota veiculada na noite deste domingo (30), o candidato à prefeitura de Belém pela Frente Juntos pela Mudança (PSOL, PDT, PPL e PV), Edmilson Rodrigues, afirma não reconhecer a reeleição de Zenaldo Coutinho (PSDB) à prefeitura de Belém. O motivo seria

Em nota veiculada na noite deste domingo (30), o candidato à prefeitura de Belém pela Frente Juntos pela Mudança (PSOL, PDT, PPL e PV), Edmilson Rodrigues, afirma não reconhecer a reeleição de Zenaldo Coutinho (PSDB) à prefeitura de Belém. O motivo seria a cassação da candidatura do Tucano pela Justiça Eleitoral e denúncias de irregularidades.

O segundo turno das eleições foi definido com a vitória de Zenaldo com 54,33% dos votos contra 47,67% para Edmilson.

Em sua página de campanha no Facebook, Edmilson discursa após derrota:

Conforme explica a nota, a candidatura de Zenaldo Coutinho está cassada e a validação do resultado depende da decisão do Tribunal Regional Eleitoral. A chapa de Zenaldo recorreu da sentença o que lhe permitiu seguir com campanha e ser votado neste domingo.

A denúncia envolve a utilização ostensiva da máquina pública, incluindo recursos, servidores e os canais oficiais de comunicação da prefeitura, para a promoção pessoal de Zenaldo, propaganda eleitoral em período proibido e abuso do poder político e econômico. São mais de 40 vídeos produzidos com dinheiro público, veiculados nas redes sociais e no site da administração.

Por outro lado, o Ministério Público do Estado acusa Zenaldo de ter demitido servidores, no período vedado pela legislação eleitoral, para contratar cerca de 300 funcionários temporários para a Secretaria de Saúde do município de forma que trabalhassem como cabos eleitorais durante a campanha. A ação do MP envolve acusação de abuso de poder político, econômico, compra de voto e outras condutas vedadas.

A nota segue mostrando que a eleição de Zenaldo ainda envolve sérias acusações de compras de voto. O serviço do Disque Denúncia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contabilizou mais de 200 denúncias de irregularidades.

Este cenário juridicamente embaralhado e que lança severas dúvidas sobre o resultado deste domingo coloca nas mãos da Justiça a decisão sobre as eleições em Belém.

"Acreditamos na Justiça. Esperamos que justiça seja feita", afirmou Edmilson em coletiva neste domingo.

A respeito das argumentações de Edmilson Rodrigues, o DOL enviou nota à assessoria da campanha de Zenaldo Coutinho e aguarda resposta.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias