plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Zenaldo é lembrado por montar 'curral eleitoral'

Em reportagem publicada neste domingo (30) pela Folha, o prefeito reeleito de Belém Zenaldo Coutinho (PSDB) é lembrado por ter realizado uma campanha marcada pelo uso da máquina pública. O resultado final do segundo turno das eleições em Belém foi divulg

Em reportagem publicada neste domingo (30) pela Folha, o prefeito reeleito de Belém Zenaldo Coutinho (PSDB) é lembrado por ter realizado uma campanha marcada pelo uso da máquina pública.

O resultado final do segundo turno das eleições em Belém foi divulgado às 18h48 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o candidato tucano obteve 52,33% ou 396.770 dos votos válidos, enquanto o adversário e deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) conseguiu 47,67% ou 361.376 dos votos válidos.

A reportagem também destaca que a confirmação da reeleição de Zenaldo depende de decição judicial.

No último dia 19 de outubro, Zenaldo teve o registro de sua candidatura cassado em decisão do juiz da 97ª Zona Eleitoral Antonio Claudio Von Lohrmann Cruz, que entendeu que ele e o seu vice Orlando Reis se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura.

Nas vésperas das eleições do segundo turno, inclusive, o mesmo juiz determinou imediata suspensão das propagandas eleitorais do candidato reeleito por uso de imagem do Governo do Estado, em especial sobre Cheque Moradia, sob multa única de R$ 200 mil em caso de descumprimento.

Contudo, a reportagem da Folha destaca como sendo o processo mais grave o que envolve a demissão de 308 funcionário do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA), segundo a Folha, esses funcionários foram substituídas por pessoas de confiança do prefeito e vereadores com o objetivo de fortalecer a campanha eleitoral.

Em nota enviada à Folha, a Sesma afirmou que todos os funcionários dispensados tinham contratos vencidos ou com irregularidade.

(Com informações da Folha)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias