plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Donos de som automotivo protestam contra nova lei

Representantes de sons automotivos organizaram um protesto na noite desta sexta-feira(28) contra a resolução de lei aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito(Contran) que proíbe o som alto em veículos. A concentração do protesto iniciou-se por volta das

Representantes de sons automotivos organizaram um protesto na noite desta sexta-feira(28) contra a resolução de lei aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito(Contran) que proíbe o som alto em veículos. A concentração do protesto iniciou-se por volta das 19h na Avenida Presidente Vargas e foi até a Almirante Barroso. Segundo os organizadores, cerca de 90 veículos participaram do ato. Por causa da manifestação, o trânsito no local ficou parcialmente bloqueado.

A resolução 624/2016 determina que os motoristas que estiverem com som alto, que possa ser ouvido do lado de fora do carro, sejam autuados por agentes de trânsito. A infração será considerada grave, e adicionará cinco pontos à carteira de habilitação. Os manifestantes protestam contra o que consideram uma medida autoritária, pois antes da resolução, era permitido o som de até 80 decibéis.

“Nossa associação está buscando garantir os direitos dos proprietários de som automotivos, somos contra a resolução. Além disso, estamos pleiteando a delimitação de áreas adequadas para prática da modalidade, até porque reconhecemos que temos que respeitar o direito da sociedade ao silêncio e ao sossego. Como associação fazemos um trabalho de conscientização dos proprietários para que não toquem seus sons em qualquer local“, explica Michele Bastos, presidente e advogada da Associação de Som Automotivo do Pará.

Os proprietários de som automotivo ainda reivindicam que os veículos com caixas de som passem a ser considerados expressão cultural do estado. Segundo Michele, há inclusive projeto de lei tramitando na Câmara Municipal de Belém esperando a aprovação dos vereadores.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), responsável por determinar como será a fiscalização, informou que não falará sobre a resolução enquanto ela não for divulgada em Diário Oficial. Eles não souberam informar quando seria feita a publicação.

Até as 22h50 os proprietários de som automotivo permaneciam na Avenida Almirante Barrososo.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias