plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

2º turno já teve 192 denúncias eleitorais

Até essa sexta-feira (28), no 2º turno das eleições para Prefeitura de Belém, o Disque Denúncia da CNBB em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Ministério Público Estadual (MPE) já recebeu 192 denúncias dos candidatos (no pardal e ligações

Até essa sexta-feira (28), no 2º turno das eleições para Prefeitura de Belém, o Disque Denúncia da CNBB em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Ministério Público Estadual (MPE) já recebeu 192 denúncias dos candidatos (no pardal e ligações), sendo que 80% desse total são de "uso da máquina pública".

De acordo com Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, no 1º turno das eleições municipais, foram registradas 6.160 irregularidades, sendo: 38% por propaganda irregulares, 2% por crimes eleitorais, 12% por compra de votos, 8% por uso da máquina pública, 4% por doações e gastos eleitorais e 14% por outros motivos.

Segundo o comitê, Belém, Ananindeua e Marabá foram os locais de onde mais vieram denúncias

DISQUE DENÚNCIA

O Disque Denúncia é fruto da parceria entre Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Ministério Público Eleitoral (MPE) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O serviço recebe ligações, 24 horas por dia pelo número 0800-091-4751. Por meio do contato telefônico, os cidadãos podem denunciar crimes eleitorais como, por exemplo, propaganda irregular, compra de votos, abuso de poder econômico, no caso, de candidatos à reeleição, entre outras condutas vedadas.

As denúncias que chegarem pelo telefone serão registradas na plataforma web do aplicativo “Pardal”. Esses registros serão direcionados para a apuração do MPE e a Justiça Eleitoral do Pará.

As denúncias também poderão ser feitas diretamente pelo Pardal que será mais uma ferramenta da Justiça Eleitoral para coibir abusos e práticas irregulares durante as eleições deste ano.

O aplicativo é de uso gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store para smartphones e tablets.O eleitor também poderá registrar suas denúncias através do sistema, disponível na página inicial do site da internet do TRE-PA.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias