plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

UFPA Abaetetuba permanece ocupada por acadêmicos

O campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará permanece ocupado desde segunda-feira(24) por movimentos acadêmicos. A previsão de término seria as 12h desta quarta-feira(26), mas estudantes e professores decidiram em assembleia geral a continuação

O campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará permanece ocupado desde segunda-feira(24) por movimentos acadêmicos. A previsão de término seria as 12h desta quarta-feira(26), mas estudantes e professores decidiram em assembleia geral a continuação da ocupação por tempo indeterminado.

Antes do ingresso do movimento no campus, os acadêmicos enviaram um ofício para a coordenação informando os motivos da ocupação. Segundo estudantes e professores, a UFPA campus Abaetetuba foi tomada em protesto principalmente contra a PEC 241, que congela os gastos públicos também em setores da saúde e da educação, aprovada nesta terça-feira(25) pela câmara dos Deputados.

“Estamos aqui para trazer visibilidade sobre os impactos dessa PEC do governo vigente. Queremos chamar a sociedade para debater e fazer um pacto contra essa tentativa de retrocesso. A maneira como esta medida foi discutida e aprovada foi autoritária, e grande parte da mídia escondeu isso. São mais de mil instituições ocupadas em todo Brasil e a mídia não mostra, mas não tem como esconder. Nós queremos dialogar com todos, inclusive com as pessoas que acham que esta medida é benéfica”, afirma Wilker Machado, coordenador geral do diretório acadêmico.

Durante a ocupação, nenhuma atividade dos setores administrativo e acadêmico do campus está funcionando. “Queremos que a UFPA e o IFPA posicionem-se oficialmente sobre estas reformas, tanto a PEC como as do ensino médio e o projeto Escola Sem Partido. Até agora estas instituições permanecem apáticas, queremos uma posição” exclama Laércio Costa, acadêmico de Educação do Campo.

Além do campus UFPA Abaetetuba, a UFPA Marabá e o IFPA Belém permanecem ocupados pelos mesmos motivos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias