plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Veja como conseguir um emprego depois dos 50 anos

Gerenciando quatro empresas de um mesmo grupo de concessionárias aos 58 anos de idade, Maria José Almeida Penha, que é gerente de vendas de peças e acessórios, não tem dúvidas de que a experiência e a maturidade fazem diferença no mercado de trabalho. Ape

Gerenciando quatro empresas de um mesmo grupo de concessionárias aos 58 anos de idade, Maria José Almeida Penha, que é gerente de vendas de peças e acessórios, não tem dúvidas de que a experiência e a maturidade fazem diferença no mercado de trabalho. Apesar de já ter se aposentado, ela acredita estar na melhor fase da carreira profissional e não pensa em parar de trabalhar tão cedo. “O mercado precisa disso e nós também”.

A contratação de profissionais que, assim como Maria José, já passaram dos 50 anos de idade é destaque em um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) do Rio de Janeiro. O estudo tem como foco o setor de varejo e foi baseado em dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho. Somente em 2015, foram geradas 27,8 mil novas oportunidades para trabalhadores acima de 50 anos.



ECONOMISTA ALERTA PARA OFERTA DE SALÁRIOS MENORES

Apesar de, em meio ao momento de crise econômica, o crescimento de vagas para pessoas acima de 50 anos aparentar um fator positivo, ele esconde, na verdade, uma realidade complicada e preocupante para os trabalhadores, independente da idade. O economista da CNC-RJ, Bruno Fernandes, explica que o mercado de trabalho está contratando profissionais com maior qualificação – normalmente os trabalhadores de maior idade – com salários menores. “Com a baixa de vagas no mercado de trabalho, os agentes têm se disponibilizado a receber uma renda menor para que consigam ser contratados”.


PREOCUPAÇÃO

A avaliação do economista acirra ainda mais a preocupação quando se observa que, ao menos em curto prazo, não há perspectivas de melhora nesse cenário. “Em curto prazo a gente imagina que ainda teremos um mercado de trabalho enfraquecido, até porque há um descompasso de tempo em relação ao aumento de vendas e contratações”.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias