plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Acordo chino-cubano irá levar internet para Havana

Devido ao bloqueio econômico que durou mais de meio século, Cuba acabou por atrasar-se em relação a outros países na era da internet. Agora a república revolucionária planeja levar a rede para as casas de Havana até o fim do ano, noticiou a Agência Cubana

Devido ao bloqueio econômico que durou mais de meio século, Cuba acabou por atrasar-se em relação a outros países na era da internet. Agora a república revolucionária planeja levar a rede para as casas de Havana até o fim do ano, noticiou a Agência Cubana de Notícias (ACN) nesta terça-feira(25).

O país tem uma das menores taxas de penetração de internet no mundo. Embora o governo culpe o custo pela falta de investimento em infraestrutura, críticos sugerem que o real impedimento é o medo de perder o controle da imprensa.

Atualmente estima-se que somente 5 por cento da população cubana tenha internet em casa, algo que ainda requer muita burocracia por parte do governo. Normalmente é concedida principalmente para acadêmicos, médicos e intelectuais.

O restante dos 11,2 milhões de habitantes de Cuba precisam confiar nos pontos de wifi da ilha e os centros de internet estatais, embora eles sejam pouco usados devido às altas taxas. A tarifa de dois dólares por hora de uso de wifi representa quase 10 por cento do salário médio estatal.

Um projeto piloto levará a internet primeiramente aos lares de dois mil moradores da Velha Havana, noticiou a ACN, citando uma autoridade sênior do monopólio de telecomunicações Etecsa.

A infraestrutura necessária já foi instalada pela empresa chinesa Huawei, embora as tarifas não tenham sido decididas ainda, noticiou a ACN, citando o oficial da Etecsa Eudes Monier.

(Com informações de Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias