plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Picos de efeito estufa são os mais altos de sempre

Os gases de efeito estufa alcançaram um patamar de emergência simbólico em 2015, intensificando a necessidade de ações sobre mudanças climáticas a uma nova fase que pode durar gerações mesmo se os governos agirem para conter o aquecimento global causado p

Os gases de efeito estufa alcançaram um patamar de emergência simbólico em 2015, intensificando a necessidade de ações sobre mudanças climáticas a uma nova fase que pode durar gerações mesmo se os governos agirem para conter o aquecimento global causado pelo homem, afirmou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), um braço da ONU, nesta segunda-feira(24).

As concentrações globais médias de dióxido de carbono, o principal gás de efeito estufa gerado pela humanidade, chegaram a 400 partes por milhão (ppm) na atmosfera pela primeira vez na história da civilização e ficaram 44 por cento acima dos níveis anteriores à Revolução Industrial do século passado, disse a OMM.

O aumento implacável tem chamado atenção do mundo e acordos firmados por quase 200 governos para começar a conter as emissões estão sendo colocados em prática. Um dos acordos mais sonantes sobre o tema foi o de Paris do ano passado, onde os países se comprometeram a eliminar gradualmente os combustíveis fósseis em favor da energia renovável na segunda metade do século.

"O ano de 2015 introduziu uma nova era de otimismo e de ação climática com o acordo de mudança climática de Paris. Mas ele também irá fazer história por marcar uma nova era de realidade da mudança climática, com concentrações de gases de efeito estufa recordes", disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em comunicado.

"A questão central aqui é partir deste tipo de vontade política para a ação concreta", disse ele em uma coletiva de imprensa em Genebra. "Até agora não vimos uma grande mudança de comportamento".

Um observatório em Mauna Loa, no Havaí, principal estação de medição cujos registros datam de 1958, "prevê que as concentrações de dióxido de carbono permanecerão acima de 400 ppm durante todo o ano de 2016 e que não irão ficar abaixo deste nível durante várias gerações", informou a OMM.

Os níveis de dióxido de carbono irão continuar a subir a menos que o mundo pare de queimar combustíveis fósseis e comece a plantar árvores, disse a chefe de pesquisa de meio ambiente atmosférico da OMM, Oksana Tarasova.

"A tecnologia está aí. É só vontade humana. Se quisermos, somos capazes", disse ela, lembrando os esforços europeus bem-sucedidos para combater a chuva ácida lidando com as emissões de enxofre e nitrogênio.

"Você pode dobrar a curva se agir e assinar um tratado e todos seguirem seus compromissos. Não é mágica".

Taalas disse que as consequências da mudança climática, como desastres relacionados ao clima, devem continuar mesmo se as emissões começarem a diminuir. "Poderíamos ver melhoras nos anos 2060 se começarmos a reduzir as emissões agora", afirmou.

O aquecimento causado pelo homem é culpado por ondas de calor, chuvas torrenciais, secas e elevação do nível dos oceanos.

Mundialmente, os níveis médios de dióxido de carbono ficaram em 400 ppm em 2015, um aumento de 2,3 ppm em relação a 2014, informou a OMM.

Abaixo o DOL sugere o documentário "Uma Verdade Inconveniente", do político e ecologista Al Gore, lançado no ano de 2006:

(Com informações de Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias