plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Nas ruas de Ananindeua contra o câncer de mama

A Caminhada de Luta Contra o Câncer de Mama percorreu as ruas de Ananindeua, na manhã de sábado (22). Vestidas com a cor que caracteriza o Outubro Rosa, pacientes, familiares e apoiadores da causa chamavam a atenção para a importância da prevenção. Presi

A Caminhada de Luta Contra o Câncer de Mama percorreu as ruas de Ananindeua, na manhã de sábado (22). Vestidas com a cor que caracteriza o Outubro Rosa, pacientes, familiares e apoiadores da causa chamavam a atenção para a importância da prevenção.

Presidente da Associação Amigas do Peito - Saúde da Mulher de Ananindeua, a professora Eliana Rodrigues, 54 anos, lembra que não apresentou nenhum sintoma característico do câncer de mama.

A suspeita se deu por meio de uma consulta com o traumatologista, quando ela percebeu uma dormência em um dos braços. “Foi apenas quando eu fiz a mamografia que apareceu que eu estava com câncer tipo 3.”

MAMOGRAFIA

A mamografia é fundamental na identificação da doença e o acesso a este exame é uma luta que há bastante tempo vem sendo travada pelas mulheres.

“Se tivéssemos um trabalho mais intenso da Prefeitura e do Governo na prevenção, a vida de muitas mulheres poderia ser salva.”

Para as mulheres que já têm a doença, a professora Núbia Ribeiro, 46, destaca a o papel fundamental exercido pela família do paciente.

Desde que ela descobriu o câncer, em 2011, o suporte familiar tem feito parte do seu tratamento. “Eu escolhi lutar contra o câncer e com certeza o apoio da minha família tem sido muito importante para isso.”

A caminhada foi uma das últimas ações que já vêm sendo desenvolvidas. De acordo com a professora Nilse Pinheiro, que integra a organização da caminhada, diversas palestras foram realizadas ao longo da semana para conscientizar as mulheres da necessidade de cuidarem de si mesmas.

Ela afirma que é muito importante o fortalecimento do sistema de prevenção, tanto no âmbito municipal quanto estadual. “Tem mulheres que demoram de 3 a 6 meses para fazer uma mamografia”.

A caminhada foi organizada pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Ananindeua e Associação Amigas do Peito - Saúde da Mulher.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias