plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Filarmônica de Santarém em concerto

A Orquestra Filarmônica de Santarém se apresenta nesse domingo, às 19h, em concerto que será a culminância de sua participação na 6ª edição do “Festival Música na Estrada”. Ainda jovem, ela completa três anos no próximo dia 29 e cumpre seu papel de mante

A Orquestra Filarmônica de Santarém se apresenta nesse domingo, às 19h, em concerto que será a culminância de sua participação na 6ª edição do “Festival Música na Estrada”.

Ainda jovem, ela completa três anos no próximo dia 29 e cumpre seu papel de manter a grande tradição musical que existe em Santarém, berço de grandes músicos e compositores como Ruy Barata, Wilson Fonseca e Sebastião Tapajós.

“Se você pensar em grandes nomes da música paraense, compositores, instrumentistas, vai encontrar ao menos um santareno”, garante Adson Wender, diretor da Filarmônica.

A orquestra nasceu dentro da Academia de Música da Filarmônica de Santarém, escola tradicional na cidade, estreando em concerto dia 29 de outubro de 2013.

Além de atender a convites para apresentações em eventos, ela organiza concertos sinfônicos onde apresenta obras de compositores como Bach, Vivaldi, Beethoven, Tchaikovsky, entre outros. Por se tratar de uma orquestra sinfônica em formação, recebe regentes convidados e voluntários - como o paraense Amílcar Gomes - que trabalham a performance da orquestra.

Entre estes muitos convidados que já colaboraram para o seu crescimento, está também o regente da noite de hoje, Jonas Arraes, professor da Universidade do Estado do Pará. No programa estão obras como “Habanera”, da ópera “Carmen”, de Bizet; “Poema de Amor”, de Wilson Fonseca; e “Peixada na Praia”, de José Agostinho da Fonseca, outro compositor santareno. “É um programa baseado no que foi visto durante os workshops do Festival Musica na Estrada. Os professores do festival se apresentam com a orquestra e priorizamos músicas regionais, nacionais e clássicos ligeiros (mais elaborados)”, adianta o diretor.

A ORQUESTRA

A Orquestra Filarmônica de Santarém é composta pelas seções de cordas, sopros e percussão. Ela tem um total de 35 músicos selecionadas na Academia de Música da Filarmônica e também por meio de audições externas. Além dos concertos voltados ao repertório sinfônico, apresenta concertos didáticos tendo como foco o público das escolas e moradores de Santarém, colaborando para a formação de plateia.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias