plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Homens também precisam se proteger do HPV

Uma pesquisa em andamento há 11 anos, com mais de 4 mil voluntários do Brasil, Estados Unidos e México, revela como o Papiloma Vírus Humano (HPV) atua no organismo masculino. De acordo com o estudo Human Papillomavirus Infection in Men (HIM), homens de 18

Uma pesquisa em andamento há 11 anos, com mais de 4 mil voluntários do Brasil, Estados Unidos e México, revela como o Papiloma Vírus Humano (HPV) atua no organismo masculino. De acordo com o estudo Human Papillomavirus Infection in Men (HIM), homens de 18 a 70 anos de idade apresentam infecções pelo vírus na região genital com frequências elevadas e constantes ao longo da vida.

Os resultados apontam que os homens brasileiros têm mais infecções por HPV do que mexicanos ou norte-americanos. Em torno de 72% dos brasileiros apresentam HPV na região genital, comparado a 62% dos mexicanos e 61% dos americanos. Os tipos de HPV mais frequentemente encontrados até o momento nos homens foram o HPV 6 (associado à maioria das verrugas genitais) e o HPV 16 (associado a uma proporção significativa de tumores de pênis, ânus e suas lesões precursoras). O Brasil foi o país que registrou as maiores taxas de infecção por HPVs de baixo e alto risco de câncer.

Segundo Luisa Lina Villa, pesquisadora líder do estudo no Brasil, o HIM é a maior investigação sobre a história natural das infecções por HPV em andamento desde 2005. “Isso reafirma a importância da inclusão da vacina contra esse vírus no sistema público de saúde também para homens, para preveni-los das infecções e doenças causadas por diversos tipos de HPV”, explica. Em torno de 5% dos homens que têm infecções por HPV desenvolvem verrugas genitais. Isso ocorre em todas as faixas etárias, sendo mais frequente nos mais jovens de 18 a 30 anos de idade, aponta a pesquisa. Em geral, esse grupo tem múltiplas parceiras (ou parceiros) sexuais e não está em relacionamentos estáveis. O estudo também aponta que a incidência do câncer de pênis é 3 vezes maior em homens brasileiros do que norte-americanos, por exemplo.

FATORES

Há diversos fatores para que isso aconteça, estando entre eles as elevadas taxas de infecção por HPV, hábitos sexuais, a falta de circuncisão, higiene e, principalmente, o acesso restrito à saúde pública. De acordo com o urologista Roberto José Carvalho da Silva, integrante do grupo de pesquisadores brasileiros, muito se estudou sobre o HPV nas mulheres e pouco se sabia do impacto do vírus na saúde masculina. Com o estudo, “a partir de agora, será possível afirmar o que já sabíamos na prática e embasar cientificamente a legitimidade de oferecer também aos homens brasileiros a vacinação gratuita contra o HPV”, explica.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias