plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Candidatura de Zenaldo segue cassada

A decisão do juiz Antonio Claudio Von Lohmann Cruz, da 97ª Vara Eleitoral, que determinou a cassação da candidatura de Zenaldo Coutinho (PSDB) para o cargo de prefeito de Belém, continua valendo, mesmo após o ingresso do recurso, feito ontem, pela assesso

A decisão do juiz Antonio Claudio Von Lohmann Cruz, da 97ª Vara Eleitoral, que determinou a cassação da candidatura de Zenaldo Coutinho (PSDB) para o cargo de prefeito de Belém, continua valendo, mesmo após o ingresso do recurso, feito ontem, pela assessoria jurídica da campanha do atual prefeito. Embora cassado, o candidato poderá manter a campanha, participar de debates e da propaganda no Rádio e na TV.

A partir de agora, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) deve comunicar a existência do recurso aos autores da representação contra Zenaldo, no caso, a coligação “Juntos pela Mudança”, encabeçada pelo candidato Edmilson Rodrigues. Os advogados de Edmilson têm até 3 dias, após a citação, para se manifestarem sobre o recurso. Em seguida, o juiz relator pedirá parecer do Ministério Público e, só após esse trâmite, fará o relatório que será analisado no plenário do TRE.

VOTOS ANULADOS Caso a cassação não seja revertida até o dia da eleição (domingo da próxima semana, dia 30), o nome e o número de Zenaldo aparecerão na urna eletrônica, mas os votos dados a ele não serão contabilizados. Com isso, Edmilson assume a Prefeitura. Caso a decisão seja revertida, os votos são totalizados e assume ocandidatomaisvotado.

Após ter o registro cassado, Zenaldo, por meio de sua defesa, recorreu da sentença no início da tarde de ontem. O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva concedida na sede do PSDB, em Belém.

ARGUMENTOS

Zenaldo disse que resolveu se pronunciar para “tranquilizar os eleitores”. Ocorre que muita gente já tem declarado que não vai votar no atual prefeito, por não querer dar seu voto a uma candidatura cassada. Para defender-se das acusações (veja box abaixo), Zenaldo disse que as publicações feitas por sua equipe nas redes sociais são anteriores ao dia 16 de agosto, quando foi oficializada a sua candidatura.

O problema é que, de acordo com a ação contra o atual prefeito, as acusações contra ele não se tratam “apenas de propaganda institucional em período eleitoral, mas também do uso de dinheiro público” para promover sua campanha.

O QUE ACONTECE

Com a impetração do recurso, o TRE deverá ouvir novamente os advogados da coligação de Edmilson Rodrigues e o Ministério Público Eleitoral. Não há data definida para o julgamento do recurso. Mas todos os especialistas afirmam ser quase impossível o processo ser concluído antes do dia da eleição.

(Rita Soares e Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias