plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CINEMA

Espetáculos do Bolshoi na tela do cinema

A precisão técnica e a leveza no corpo são inconfundíveis no balé russo. A agilidade nos passos e a segurança de cada movimento impressionam. Não à toa, a companhia mais famosa da Rússia, a Bolshoi, investe também, além das apresentações em grandes teatro

A precisão técnica e a leveza no corpo são inconfundíveis no balé russo. A agilidade nos passos e a segurança de cada movimento impressionam. Não à toa, a companhia mais famosa da Rússia, a Bolshoi, investe também, além das apresentações em grandes teatros mundiais, na gravação dos espetáculos para posterior exibição em salas de cinema do mundo inteiro. É uma forma de levar a públicos distintos espetáculos com alto nível de produção e excelência.

Belém é uma das cidades que vão receber a exibição de “The Bright Stream”, neste sábado e domingo pela rede de cinemas UCI, no Shopping Bosque Grão Pará.
Este é o quarto ano consecutivo que a rede apresenta os espetáculos de dança da companhia, em imagens de alta definição. Também estão confirmadas as exibições de “A Era Dourada” (19 e 20/11), “O Quebra-Nozes” (10 e 11/12), “O Lago dos Cisnes” (11 e 12/02), “A Bela Adormecida” (11 e 12/03), “Uma Noite Contemporânea” (29 e 30/04) e “Um Herói do Nosso Tempo” (27 e 28/05).

“The Bright Stream” é uma comédia romântica delicada, sensível de se perceber no enredo dançado, em cerca de duas horas, dividido em dois atos. O filme inicia mostrando a movimentação do público que foi ao teatro em 2012, com o hall de entrada do imponente Teatro Bolshoi. Com direção de Alexei Ratmansky, na telona é possível perceber, durante a passagem da ficha técnica, referências à estética dos cartazes do início do século 20.

A dança inicia com um belo pas de deux, quando se apresentam somente um bailarino e uma bailarina, e logo após os demais bailarinos incorporam-se à trama, em solos e conjunto, em movimentos incríveis e bem compassados. Uma apresentadora inicia o espetáculo contando a história da trama e também realiza entrevistas com convidados. Além disso, todos os bastidores antes do início da cena são apresentados.

Para bailarinas da Escola de Dança Clara Pinto que acompanharam uma sessão especial do balé, trazer o filme para a capital paraense é uma forma de buscar inspiração. “Apesar da nossa escola adotar o método inglês, é claro que a gente aprende também. É impressionante ver a limpeza dos passos e a técnica, muito bem executada”, disse Maria Luiza Scerne, de 20 anos.

Amiga de Maria Luiza, a também bailarina Àdria Sobral, 18 anos, enfatiza que por meio do cinema é possível perceber como melhorar. “O balé russo é conhecido no mundo inteiro pela qualidade e pra gente poder ver de perto, é muito bom, a gente também se aprimora”, disse.

Romance e comédia embalam a história

“The Bright Stream” é o balé que abre a temporada do Bolshoi 2016-2017. Dirigido por Alexei Ratmansky e gravado em abril de 2012, a apresentação conta a história de duas amigas de infância. Durante as festas da colheita, um grupo de dança visitante reaproxima uma de suas dançarinas e Zine, bailarina local que sofre com as traições do marido. Para dar um basta a essa situação, a amiga e seu companheiro decidem trocar de lugar com Zine na apresentação daquela noite.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias