plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Debate é marcado por ataques entre candidatos

O debate promovido pela RBATV entre os candidatos Edmilson Rodrigues (PSol) e Zenaldo Coutinho (PSDB), na noite de ontem, foi tenso e marcado por acusações. Nos dois primeiros blocos, foram concedidos dois direitos de resposta, um para cada candidato. Em

O debate promovido pela RBATV entre os candidatos Edmilson Rodrigues (PSol) e Zenaldo Coutinho (PSDB), na noite de ontem, foi tenso e marcado por acusações. Nos dois primeiros blocos, foram concedidos dois direitos de resposta, um para cada candidato. Em três blocos, eles fizeram perguntas entre si, com réplica e tréplica. De um lado, Coutinho tentou comparar os 8 anos das administrações de Edmilson com os seus 4 anos. Do outro, Edmilson afirmou que Zenaldo não cumpriu o que prometeu dentro dos três “S” (saneamento, saúde e segurança), um dos motes da sua administração.

Na saúde, Edmilson disse que Zenaldo fez “muito pouquinho”. O tucano se defendeu afirmando que recebeu o setor em situação dramática e que sua gestão investiu 22% do orçamento do município na área. “A cara nem treme”, disse o candidato do PSDB, afirmando que fez obras, como a reforma do PSM da 14. Em resposta, Edmilson rebateu a informação denunciando que um vídeo feito por médicos, divulgado nas redes sociais, mostra pessoas amarradas em macas para serem transportadas pelas escadas porque o elevador do PSM está parado durante algum tempo. E, complementando, disse “as pessoas têm saudade de mim”. Ele afirmou que pretende retomar o Programa Saúde da Família.

Na área de mobilidade urbana, Zenaldo acusou Edmilson de ter feito apenas um “tobogã” na avenida Dr. Freitas. Em resposta, Edmilson lembrou que Coutinho, depois de 4 anos, só fez 4 quilômetros dos 13 previstos no BRT da Augusto Montenegro, e para isso já gastou mais de 80% do orçamento da obra. “Não jogue a culpa nos outros. Assuma o que não concluiu”, acusou Edmilson.

Rodrigues acusou Zenaldo de não ter concluído as obras da Estrada Nova, Paracuri e a segunda etapa do Tucunduba, bem como a Timbiras, que foi iniciada no governo de Duciomar Costa. “A Timbiras vem sendo feita com recursos da Prefeitura, e não com recursos federais”, rebateu o tucano.

IMPRENSA

O candidato do PSol também acusou Zenaldo de tentar calar a imprensa, ao entrar na Justiça para impedir a publicação de matéria contra ele, pela revista Veja, que revela doações ilegais de mais de R$ 2 milhões para a campanha tucana. Em outro momento, Edmilson citou a cassação da candidatura do tucano, decretada pela Justiça Eleitoral na última quarta-feira. “Usou recursos humanos e públicos para se autopromover e promover a sua campanha”, citou Edmilson. Zenaldo rebateu, afirmando que o candidato do PSol estaria levando a eleição para o “tapetão”, não respeitando a vontade popular. Depois de ser acusado de corrupção pelo tucano, Edmilson lembrou que Zenaldo já foi condenado 4 vezes nesta eleição por crime eleitoral. Em outro momento, falando dos apoios obtidos em torno de sua candidatura, Edmilson disse “o candidato (Zenaldo) não conseguiu nenhum apoio neste 2º turno. 70% dos eleitores disseram não a essa administração”.

No último bloco de perguntas entre candidatos, as questões continuaram girando em torno de educação, saúde e segurança. Zenaldo manteve durante todo o debate a estratégia de cobrar de Edmilson dados sobre os 8 anos em que este foi prefeito. Edmilson reagiu acusando Zenaldo de não ter concluído obras.

Até as considerações finais, momento em geral destinado para se pedir votos, foram usadas para troca de acusações. Edmilson lembrou que Zenaldo foi condenado pela Justiça Eleitoral por ter usado recursos da Prefeitura para propaganda pessoal. “O candidato faz gol com a mão e ainda acusa o adversário”, comparou. Zenaldo minimizou a decisão judicial que cassou o registro da candidatura e fez força para demonstrar que continua no páreo. “Imagina se uma pretensa propaganda numa página de Facebook vai pôr fim a candidatura”. Por fim, não houve cumprimento entre os candidatos. O debate foi mediado pelo jornalista Mauro Bonna.

Na Almirante, a torcida pelos candidatos - Eleitores de Edmilson e de Zenaldo assitiram ao debate por telões

Preparados para o embate. Foi com esse espírito que os candidatos à Prefeitura de Belém Edmilson Rodrigues (Psol) e Zenaldo Coutinho (PSDB) chegaram à RBATV, ontem, para mais um debate das eleições 2016. Nos estúdios da emissora, antes do programa e nos intervalos, os 2 não trocaram nenhuma palavra. Assessores e eleitores de cada candidato se aglomeraram na avenida Almirante Barroso. Os de Edmilson ficaram na esquina da travessa Pirajá. Já os de Zenaldo ficaram entre a Enéas Pinheiro e a Lomas Valentinas. Eles assistiram ao debate em telões. Não houve registro de tumultos.

(Foto: Jader Paes)

Edmilson foi o 1º candidato a chegar na RBATV, às 21h20. Na entrada, foi ovacionado por assessores e atendeu a eleitores que o chamaram para lhe desejar êxito. “Vou apresentar as propostas e projetos que Belém precisa”, disse, ao ser questionado sobre o que esperava do debate na RBATV. Zenaldo Coutinho, que pleiteia a reeleição, chegou às 21h26, também acompanhado de assessores e eleitores. “O debate é sempre uma oportunidade de apresentar propostas e
ideias”, disse Zenaldo.

(Foto: Jader Paes)

(Luiz Flávio, Rita Soares e Denilson D´Almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias