plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Veja como foi o debate na RBA TV

A RBATV iniciou na noite desta quinta-feira (20), o debate entre os candidatos a prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB). O programa é mediado pelo jornalista Mauro Bonna e acontece ao vivo direto dos estúdios da emissora

A RBATV iniciou na noite desta quinta-feira (20), o debate entre os candidatos a prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB).

O programa é mediado pelo jornalista Mauro Bonna e acontece ao vivo direto dos estúdios da emissora localizados na avenida Almirante Barroso.

Serão quatro blocos nos quais os três primeiros são destinados a perguntas entre os candidatos e o quarto para as considerações finais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

ZENALDO COUTINHO

Para as considerações finais, Zenaldo Coutinho agradeceu aos telespectadores e candidato adversário e diz que Edmilson quer ganhar no "tapetão" citando a cassação de sua candidatura feita pela Justiça Eleitoral. Falou em parcerias para a construção de uma gestão integrada. Diz que recebeu uma cidade desestruturada e mesmo com a crise teve uma agenda de desenvolvimento para a cidade. Afirmou ter obras nas áreas da educação, saneamento e saúde e que vai concluir as obras em andamento.

EDMILSON RODRIGUES

Edmilson Rodrigues também agradeceu ao mediador Mauro Bonna, ao eleitor e ao candidato adversário. Diz que busca uma cidade harmoniosa, saneada. Lembra dos apoios que Zenaldo teve no primeiro turno, de 15 partidos, e que no segundo não tem mais. Citou os processos que Zenaldo responde, inclusive, por improbidade administrativa. Afirma sentir honra ao ir as ruas da cidade e receber o abraço das pessoas que lembras obras que realizou e que salvaram vidas e se comprometeu retomar as que estão paradas.

As considerações finais foram decididas em sorteios juntamente com as assessorias.

TERCEIRO BLOCO

Edmilson começa o terceiro bloco afirmando que Belém tem uma cultura rica e pergunta sobre a política cultural.

Zenaldo diz que fez investimentos na área cultural com parceria em vários seguimentos, além de incentivos fiscais como a Lei Tó Teixeira.

Edmilson lembra que sancionou leis Tó Teixeira e Guilherme Paraense. Fala das dificuldades das escolas de samba e de espaços abandonados que servem à cultura.

Zenaldo acusa Edmilson de ter feito confusão e por isso não saiu a obra do Ver-o-Peso. Edmilson pleiteia direito de resposta.

Zenaldo tem a palavra e pergunta sobre a educação e pergunta quantas vagas criou nas creches nos oito anos de governo.

Edmilson afirma ter criado várias creches, inclusive em parceria com igrejas. Diz que na sua época todas os bairro tinham creches.

Zenaldo diz que Edmilson está equivocado. De educação o assunto passou para habitação. Zenaldo acusa Edmilson de não ter entregue conjuntos habitacionais.

Em tréplica, Edmilson lembra a atuação de Zenaldo durante o regime militar e que até censurou a Revista Veja. Pede respeito a inteligência do povo e a democracia.

Edmilson pergunta a Zenaldo sobre o distrito de Icoaraci.

Zenaldo diz que está concluindo a obra do Paracurí, que teve de parar por um ano, obra que passou por uma auditoria. Falou sobre o hospital Abelardo Santos também realizada, pelo governo do Estado, dentro do distrito.

Edmilson diz que Zenaldo não fez nada em Icoaraci porque os "três Ss" não foram concluídos.

Zenaldo diz estar retornando as obras com parcerias com o governo do Estado e o governo Federal.

Zenaldo faz a quarta pergunta do bloco sobre os investimentos na macrodrenagem da bacia do Una.

Edmilson explica dos trâmites que a obra teve de passar como remanejamento da população.

Zenaldo diz que os recursos são estaduais e que Edmilson tentou enganar a população pondo placas para dizer que a obra era dele.

Edmilson pede honestidade e citou suas obras.

Edmilson retorna ao "s" da saúde e volta a perguntar sobre a sua proposta de criar hospitais na cidade.

Zenaldo afirma que já existe o hospital Samaritano e logo não vai precisar construir outro hospital, afirmando que UPAS estão sendo construídas e que haverá ampliação do número de leitos em outros hospitais.

Edmilson diz que Zenaldo é responsável pelo incêndio do PSM da 14. Afirma que Zenaldo inaugurou apenas um UPA em quatro anos. Zenaldo pleiteia direito de resposta.

Zenaldo contesta que a UPA da Sacramenta está funcionando sim e diz que no hospital de Pronto Socorro da 14 há tomógrafos e raio-x funcionando normalmente.

Zenaldo pergunta sobre segurança indagando sobre vídeo monitoramento querendo saber quantas câmeras Edmilson instalou em seu governo.

Edmilson diz que para a segurança irá treinar a Guarda Municipal, criando a Guarda Cidadã elencando os riscos que as pessoas correm na cidade

Zenaldo faz a réplica explicando a ampliação dos pontos de luz na cidade ocorrido na sua gestão, passando de 72 mil para 90 mil.

Edmilson afirma ter compromisso com segurança e em parceria com as polícias irá direcionar a melhor forma para que o monitoramento seja feito de forma adequada.

Mediador repete ao candidato Zenaldo Coutinho que a RBATV não é tema do debate e que ao contrário de Zenaldo não responde a nenhum tipo de acusação na Justiça Eleitoral.

SEGUNDO BLOCO

Zenaldo inicia o segundo bloco perguntando para Edmilson sobre o caso dos livros, mas muda foco para pergunta sobre as unidades habitacionais que entregou. Edmilson pede direito de resposta.

Edmilson fala dos recursos federais do Minha Casa Minha Vida que Zenaldo faz propagandas como se fosse dele e cita várias obras paradas na habitação.

Em réplica, Zenaldo lembra que Edmilson prometeu quatro mil casas e cita as parcerias que fez para uma política habitacional séria com 9.500 unidades.

Edmilson diz que sente honra em ter ido aos bairros e receber o carinho da população que reconhece o que fez dando dignidade aos moradores.

Edmilson ganhou direito de resposta citando a falta de apoios que Zenaldo perdeu e que agora parte para ataques contra um homem honesto como ele, que teve as contas aprovadas.

Edmilson pergunta afirmando que Zenaldo não construiu creches. Zenaldo pede direito de respostas.

Zenaldo fala das construções de escolas e das parcerias que fez para a criação de 36 escolas em tempo integral. No ano que vem criará 14 novas escolas e que as parcerias serão ampliadas

Na réplica, Edmilson diz que Zenaldo fala de uma Belém que não existe, pois escolas caíram em avaliações do Ministério da Educação. Segundo Edmilson, Zenaldo prometeu 70 creches e não construiu nenhuma.

Zenaldo responde, em tréplica, citando as escolas climatizadas no distrito de Mosqueiro, a inclusão de necessidades especiais. Zenaldo não tem direito de resposta.

Zenaldo pergunta sobre passagem de ônibus e os aumentos de 50%, no preço da passagem, acima da inflação.

Edmilson chama Zenaldo de Cínico e explica que impostos federais incidiram sobre algumas cidades e outras não. Explica que a tarifa hoje corrigida pela inflação a passagem custaria r4 2,40 e não R$ 2,70, lembrando a reportagem da revista Veja que falou sobre benefício a empresário de transporte. Zenaldo pleiteia direito de resposta.

Zenaldo afirma que nos seus quatro anos, a passagem esteve 10% abaixo da inflação.

Para Edmilson, vergonhosamente Belém não teve benefícios. Zenaldo ganha direito de resposta afirmando que faz investimentos, no BRT e que é candidato para fazer o melhor para Belém.

Edmilson pede explicação a Zenaldo sobre o "caos no trânsito"

Zenaldo diz que herdou um trânsito complicadíssimo desde os tempos de Edmilson e chama o BRT de projeto fenomenal.Cita parcerias com o DNIT e porto em Mosqueiro que está sendo construído.

Em réplica, Edmilson diz que Zenaldo está sendo desonesto ao não explicar o caos no trânsito e que a classe média e a periferia está sofrendo com os buracos e a falta de integração no trânsito.

Zenaldo diz que a mentira tem perna curta e que há investimentos em várias partes da cidade como Estrada Nova, Tapanã, BRT e Augusto Montenegro.

Zenaldo pergunta a Edmilson sobre as obras em andamento, afirmando que essa não é prática de Edmilson citando o terminal pesqueiro que afundou durante seu governo.

Edmilson diz que Zenaldo insiste na postura de arrogância e cinismo e desafia Zenaldo a ir as obras que estão paradas e quem será abraçados pela população, por professores, se forem a Escola Bosque. Em seguida, cita várias obras paradas pelo atual prefeito.

Zenaldo afirma que o que Edmilson fala é mentira, elencando as várias escolas em obras e outras funcionando. Diz que vai fortalecer a educação terminando as obras.

Edmilson cita obras obras que concluiu ou iniciou, mas faz desafio novamente.

Edmilson pergunta a Zenaldo sobre a sua proposta para minimizar o desemprego.

Zenaldo afirma que qualificação profissional, parcerias e preparação do trabalhador é o foco. Investimentos na área da gastronomia, artesanato, cultura serão as formas para garantir emprego, renda e qualificação para fazer a recuperação de pessoas em processo de ressocialização.

Edmilson diz ter criado o fundo Ver-o-Sol e o Banco do Povo investindo em empreendimentos que criaram empregos diretos e indiretos.

Zenaldo afirma que vai ampliar as parcerias para qualificar pessoas dizendo que quer concluir que começou.

O mediador lembrou a Zenaldo Coutinho que a emissora não é tema do debate e que se atenha em mostrar propostas e não atacar pessoas que não fazem parte do debate.

PRIMEIRO BLOCO

Edmilson Rodrigues começa perguntando a Zenaldo e fala dos "Três S" prometidos por Zenaldo no pleito passado.

Zenaldo diz que teve um grande desafio ao receber a saúde de forma dramática e que fez várias reformas em hospitais e serviços de saúde. Afirmou que é preciso fazer muito e que só a saúde leva 22% do orçamento. Quanto ao "S" de Saneamento citou a obra da Estrada Nova.

Na réplica Edmilson avalia que Zenaldo não fez nada afirmando que a saúde está em perigo, com raio-x parado há seis meses e que se eleito vai fazer o hospital materno infantil e ampliar o saúde da família.

Tréplica, Zenaldo volta a lembrar os 22% do orçamento na saúde e ironiza que as obras de Edmilson tem a marca de R$ 1,99.

Zenaldo pergunta sobre saúde e os leitos dos 8 anos de governo de Edmilson na gestão municipal.

Edmilson diz que durante seu governo a saúde se municipalizou e que a rede de assistência foi ampliada com ajuda de recursos federais comparando as atuais condições dos hospitais públicos em Belém. Falou ainda da construção do PSM do Guamá e serviços 24 horas na época de seu governo.

Zenaldo diz que era potoca citando a clínica fechada por Edmilson com mais de 24 leitos. Afirmou ter ampliado na sua gestão o número de leitos nos hospitais de Belém praticamente dobrando.

Edmilson diz que equipou os hospitais, e ironizou que a única obra finalizada por Zenaldo, a rua do Timbiras foi iniciada por Duciomar.

Edmilson diz que pretende construir o hospital materno infantil e construior o PSM do Benguí, indagando o que Zenaldo acha?

Zenaldo diz que Edmilson deixou de fazer nos seus oito anos de governo causando crise na saúde, ampliando, por exemplo, o número de casos de dengue na cidade. Zenaldo citou a aquisição do Hospital Samaritano e citou obras do governo do estado para a saúde.

Na réplica, Edmilson cita interesses de empresas no governo de Zenaldo e diz que Zenaldo não respondeu sua pergunta e que com R$ 43,5 mi vai fazer o Pronto Socorro do Benguí.

Zenaldo responde na tréplica que fez a reforma do PSM da 14 em parceria com o governo federa e que não faz um governo de confusão.

A pergunta de Zenaldo é sobre transporte e cita o que chama de tobogã, o elevado da Dr. Freitas. A pergunta é sobre a continuação de obras como o BRT.

Edmilson responde dizendo que vai concluir o BRT, que Zenaldo não terminou em três anos e que a obra está parada, citando os valores que custaram os quatro quilômetros feitos até o momento. Como arquiteto afirma que vai concluir.

Na réplica, Zenaldo fala nas obras que iniciou, citando ter ficha limpa.

Tréplica, Edmilson diz que Zenaldo é cara de pau em falar que é ficha limpa. Que vai terminar o BRT com as empreiteiras que estão aplicando a política do preço junto.

Edmilson Pergunta querendo saber a opinião de Zenaldo sobre sua ideia da criação da Secretária Pública de segurança.

Zenaldo responde falando do aumento nos números da Guarda Municipal e ações públicas que ajudam na melhoria da segurança. Afirma que secretária de segurança pública será criação de cargos.

Em réplica, Edmilson diz que Zenaldo gosta de se livrar das responsabilidades, lembrando que Belém é uma das três cidades sem sec de segurança. Crítica o fato de Belém estar na escuridão.

Zenaldo fala em parceria com o governo do Estado citando que o governo é responsável, através da Polícia Civil, pela abertura de inquéritos e investigação

Ironiza a proposta de Edmilson que diz ser a mudança e fala da continuidade de obras

Edmilson cita as obras que deixou em seus mandatos e que vai concluir as grandes obras.

Zenaldo diz que é mentira e que a obra da Timbiras, por exemplo, foi feita com recursos do município.

Edmilson afirma que Zenaldo está mentindo e faz a primeira citação da cassação de sua campanha feita ontem pela Justiça Eleitoral.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias