plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Posto de Saúde é retrato de abandono

Quem procurou a Unidade Municipal de Saúde do Curió-Utinga na manhã de ontem, em Belém, precisou ter paciência para ser consultado com o médico clínico geral. Localizada na Passagem Engenheiro Alberto Engelhard, o local também apresenta deficiências físic

Quem procurou a Unidade Municipal de Saúde do Curió-Utinga na manhã de ontem, em Belém, precisou ter paciência para ser consultado com o médico clínico geral. Localizada na Passagem Engenheiro Alberto Engelhard, o local também apresenta deficiências físicas.

Desde a fachada do imóvel, há uma dificuldade em identificar que ali está presente uma unidade de saúde, pois, a placa está descascando. No interior do posto de atendimento médico, o ambiente é pouco iluminado. Passando por um corredor central que dá acesso aos consultórios médicos, uma parte do forro se soltou e outra está pendurada, ameaçando desabar. No mesmo ambiente, há um ventilador empoeirado. Em frente a tudo isso, havia duas mesas de serviço de quarto colocadas, uma em cima da outra, e mais uma pia de material novo, sem funcionamento.

Próximo desse local, fica a sala de acolhimento, onde é feita a medição de pressão arterial e, de lá, os pacientes são liberados para a consulta. Para acessar a sala, formou-se uma fila com idosos e pessoas com crianças de colo, que já aguardavam atendimento há mais de uma hora.

Debilitada, com reumatismo e esclerose não identificada, a ex-comerciante Miraci Bittencourt, de 56 anos, disse que frequenta regularmente a Unidade do Curió, devido aos fortes sintomas da doença. Ela conta que, ontem, chegou por volta de 7h da manhã e até às 10h30 ainda não tinha conseguido entrar na sala do médico. “Geralmente ele chega entre 10h30 e 11h. Pensei em chegar bem cedo para ser uma das primeiras, mas eles colocam sempre os idosos na frente”, diz. “A gente espera bastante”, comenta .

Na última terça, 18, Miraci disse que esteve na Unidade de Saúde, mas só conseguiu sair com o resultado de um exame às 11h, depois de quatro horas de espera.

OUTRO CASO

Ainda ontem, desde as 8h30, uma aposentada, de 77 anos de idade, que não quis ser identificar, disse que esperava por uma consulta médica com clínico geral.

“É a segunda vez que eu venho aqui e já sei que isso vai demorar. Da outra vez que vim, o médico só chegou por volta de 10h30”, lembra a idosa sobre o atendimento.

PROBLEMAS NA UNIDADE DE SAÚDE

A Unidade de Saúde do Curió-Utinga, em Belém, apresenta problemas estruturais e deficiência no atendimento médico.

(wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias