Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Comissariado atuará no Círio das Crianças

Quinta-Feira, 13/10/2016, 14:57:01 - Atualizado em 13/10/2016, 15:12:47 Ver comentário(s) A- A+

Comissariado atuará no Círio das Crianças (Foto: Divulgação/TJPA)
(Foto: Divulgação/TJPA)

Quinze crianças e adolescentes, que se perderam na procissão do Círio de Nazaré, foram acolhidas no posto do Comissariado da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, no último domingo (09). Todas foram devolvidas aos seus pais ou responsáveis. O comissariado volta a atuar com 20 agentes de proteção, nos dias 15 e 16, na Romaria da Juventude e no Círio das Crianças.

O posto do Comissariado funcionou na Casa das Artes (antigo IAP), ao lado da Basílica de Nazaré, sob coordenação da Comissária de Justiça Socorro Feijó. As crianças localizadas foram encaminhadas pelos agentes de proteção do Comissariado aos pais, com o apoio de membros da Cruz Vermelha, com quem o Comissariado trabalhou em parceria durante o Círio.

O trabalho do Comissariado no Círio de Nazaré, sob coordenação de Comissários de Justiça do TJPA, é desenvolvido desde o ano de 1996, e se concentra principalmente no acolhimento de crianças e adolescentes que se perdem dos seus pais durante a procissão.

Além de acolher crianças e adolescentes que se perderam na procissão, o Comissariado ainda fiscalizou a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes, junto a bares da redondeza e vendedores ambulantes que trabalhavam na procissão, alertando sobre a prática desse crime e as devidas punições, conforme art. 243 da Lei Federal nº 8069/90 (ECA).

A equipe também fiscalizou se os adolescentes estavam acompanhados dos seus pais, assim como se esses últimos estavam ingerindo bebida alcoólica a ponto de comprometer a vigilância dos filhos. Nesses casos, os genitores foram orientados a sair do local e levar os adolescentes para sua residência.  Foi realizado ainda trabalho para o combate do trabalho infantil, porém nenhuma irregularidade foi constatada.

Trasladação 

Os agentes do Comissariado também fizeram fiscalização, sob coordenação do Comissário de Justiça Elais Rosa, no último dia 8, durante a Trasladação e a festa da Chiquita. O objetivo foi coibir a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes e o trabalho infanto-juvenil. A equipe não flagrou nenhuma irregularidade nos eventos. 

(Com informações do TJPA)

Leia também:

Comentários