plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Lixo toma conta da capital paraense

Quem circula pelas ruas de Belém chega a uma triste constatação: a cidade está imunda, com lixo por todos os lados. Nos bairro da Pedreira e da Sacramenta - sobretudo, no canal da Pirajá -, por exemplo, o cenário é de caos. Moradores, transeuntes e comerc

Quem circula pelas ruas de Belém chega a uma triste constatação: a cidade está imunda, com lixo por todos os lados. Nos bairro da Pedreira e da Sacramenta - sobretudo, no canal da Pirajá -, por exemplo, o cenário é de caos. Moradores, transeuntes e comerciantes são obrigados a conviver com o lixo dominando as ruas. Na tarde da última terça-feira (11), a reportagem do DIÁRIO verificou a gravidade da situação e até flagrou o momento em que um carroceiro despejou ainda mais lixo sobre os detritos já colocados no local, na avenida Pedro Miranda.

Esse tipo de cena não é novidade para quem vive naquelas áreas. Moradores reclamam da falta de um local adequado para receber os resíduos, o que facilita o despejo irregular. Nas ruas visitadas dos bairros, não há contêineres para depósito de lixo. Segundo os moradores, a coleta de lixo é insuficiente e, ao contrário do que a própria Prefeitura de Belém divulga, a comunidade sente falta de uma fiscalização para coibir o depósito irregular de lixo nas ruas.


MAU CHEIRO

Para evitar o mau cheiro e aglomeração de urubus nas calçadas das casas, o pedreiro Juci Monteiro, 54 anos, se vê obrigado a lavar a rua todas as manhãs, após a passagem do caminhão coletor de lixo. Monteiro mora há cerca de 40 anos na travessa Angustura, entre a Antônio Everdosa e a Rua Nova, na Pedreira, e explica que a área próxima de sua casa virou depósito de lixo. Ele conta que os moradores deixavam o lixo na porta de suas casas, mas a situação mudou. “O gari passava e fazia um monte com o lixo. Agora, vem gente de toda parte jogar lixo aqui”, disse. O pedreiro acrescentou, ainda, que a sujeira fica amontoada ali o dia todo, já que a coleta é feita apenas uma vez por dia, de segunda a sexta-feira, no horário da madrugada, entre 4h e 5h.

Na Lomas Valentinas, jogaram até sofá na calçada. (Foto: Pedro Guerreiro/Diário do Pará)

OUTRAS RUAS

Também é possível observar o acúmulo de entulhos em vias como a travessa do Chaco, entre a Pedro Miranda e Rua Antônio Everdosa; na avenida Visconde de Inhaúma, entre as travessas Lomas Valetinas e Angustura, assim como na beira dos canais da Visconde e da Pirajá e em frente a um clube situado na Lomas. Nesse último local, o problema é muito antigo. Em meio aos entulhos, havia 2 sofás, tapetes, pedaços de
madeira e cadernos.

“Nunca teve nem um contêiner de lixo por aqui. E a Prefeitura só passa de 3 em 3 dias para recolher os entulhos”, reclamou Moisés de Oliveira, 59, funcionário de uma empresa situada naquele perímetro. Segundo ele, há dias em que fica até difícil trabalhar por causa do fedor que exala do local. Moisés conta que já desistiu de cobrar atitude da Prefeitura e dos próprios cidadãos. “Tentei orientar as pessoas a não jogar lixo nas ruas, mas de nada adiantou”, declarou.

Beira do canal da Pirajá virou um lixão. (Foto: Pedro Guerreiro/Diário do Pará)

INSATISFAÇÃO

"A coleta deveria ser feita mais vezes", afirma a dona de casa Janete Melo. (Foto: Pedro Guerreiro/Diário do Pará)

Moradora da travessa Pirajá, na Sacramenta, há 40 anos, a dona de casa Janete Melo, 53, lembra que, no período de chuvas, o lixo depositado na beira do canal se espalha pela rua, prejudicando ainda mais a comunidade. Só ali existem 4 pontos de entulhos amontoados. “A coleta deveria ser feita mais vezes. É só segunda, quarta e sexta e o lixo vai ficado aí”, disse.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias