plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Manto do Círio de Nazaré 2016 é apresentado

Foi apresentado na noite desta quinta-feira (06) o novo manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, para o Círio 2016, na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. O manto foi apresentado durante a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom

Foi apresentado na noite desta quinta-feira (06) o novo manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, para o Círio 2016, na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém.

O manto foi apresentado durante a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Correa, que conduziu a celebração com a participação do Coro do Conservatório Carlos Gomes, regido pela maestrina cubana Maria Antônia Jiménez.

A nova veste da imagem foi criada, neste ano, pela ilustradora Aline Folha e pela estilista Marilza Ramos. Como em todos os anos, será usada pela imagem Peregrina durante as 12 romarias da Festa de Nazaré.

Confira o clipe mariano "Vós Sois O Lírio Mimoso":

Para a diretora coordenadora do Círio, Daniela Souza, o manto traz uma mensagem de evangelização e misericórdia para os paraenses.

"Quando conversamos sobre o manto deste ano, falei para o Beto que gostaria de convidar a Marilza Ramos para ser a estilista. Ela sempre trabalhou conosco em todos os Círios, desde que entramos na Diretoria. Para a nossa alegria, ela aceitou. Conversamos sobre o desenho, que deveria remeter ao tema do Círio 2016 'Salve Rainha, Mãe de Misericórdia' e convidamos a ilustradora Aline Folha para a concepção. A Aline é uma ilustradora talentosa, com traçado feminino e delicado, que conseguiu criar uma manto jovem, alegre, que passa uma linda mensagem: a misericórdia divina, a doçura de nossa Rainha e o caminho da fé. Foram muitas conversas, pesquisas sobre o tema, visitas à Basílica e consultas ao Padre Assis, Presidente da Diretoria, na época. Ele acompanhou todo o processo criativo, desde o desenho, a escolha de cores e, finalmente a criação do broche, que representa todo o amor da Mãe da Misericórdia."

HISTÓRIA DOS MANTOS

Existem divergências sobre o fato da imagem ter sido encontrada com ou sem o manto e não há registros sobre o início da história da confecção e troca das peças.

Entretanto, acredita-se que o costume seria antigo, a julgar pelos primeiros cartazes e representações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Entre pessoas mais conhecidas pela confecção de mantos está a irmã Alexandra, que pertencia à Congregação Filhas de Sant'Ana, do Colégio Gentil Bittencourt.

Irmã Alexandra confeccionava os mantos anualmente, com material doado por promesseiros. E foi assim até sua morte, em 1973.

Após ela, a missão foi assumida pela ex-aluna da escola e sua ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França, que chegou a confeccionar 19 mantos.

A partir daí, vários católicos e estilistas de prestígio já receberam a importante tarefa de produzir o manto usado pela Imagem Peregrina para as procissões do Círio.

(DOL)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias