plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sem escola, alunos estudam em kit-nets calorentos

Ao visitar 3 escolas destinadas à educação infantil de Belém, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp-PA) constatou sérios problemas de infraestrutura nesses locais. A preocupação é de que as condições precárias prejudiquem o ap

Ao visitar 3 escolas destinadas à educação infantil de Belém, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp-PA) constatou sérios problemas de infraestrutura nesses locais. A preocupação é de que as condições precárias prejudiquem o aprendizado e a saúde das crianças. Kit-nets inferiores a 10 metros quadrados foram transformados em salas de aula, sem ventilação e iluminação adequadas e longe de atender dignamente às necessidades dos alunos. O professor Maurílio Estumano, coordenador jurídico do Sintepp-PA, ressaltou que, no caso da Unidade de Educação Infantil do Aurá, que funciona em um prédio alugado, existe uma placa de reforma, que não foi concluída.

Lá são atendidas 25 crianças do maternal I e 24 do maternal II. Já a Unidade Pedagógica do Bolonha, anexo da Escola Municipal Parque Bolonha, no Conjunto Verdejante 3, em Águas Lindas, já não consegue atender as necessidades das 400 crianças dos ensinos infantil e fundamental que ali estudam.

ALUGUEL

Para abrigar as 10 salas, foi alugada uma casa e kit-nets. Apesar de ter recebido alguns ajustes, os problemas ainda são muitos. Forrados com telhas de brasilit, todos os espaços são quentes e têm, no máximo, 3 ventiladores. Basta chegar na entrada para sentir o calor intenso.


A água consumida por funcionários e alunos é de torneira, que vai direto para os 3 bebedouros. Um professor que não quis ser identificado explicou que são 200 alunos em cada turno (manhã e tarde). “O espaço precisa de adequações e que seja erguido um prédio escolar para comportar essas
e outras crianças”, diz.

Fachada da unidade pedagógica Bolonha. (Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará)

Próximo dali, a situação não é diferente na Unidade Pedagógica Verdejante, anexo à Escola Municipal Olga Benário, também no bairro de Águas Lindas. Uma vila de kit-nets também virou salas de aula. No local, nenhum funcionário quis comentar o assunto.

Pai de uma aluna do ensino infantil da Unidade Pedagógica do Bolonha, o motorista Valdicley Corrêa, 25, esperava que as crianças tivessem um espaço adequado para estudar. “Isso já virou um colégio e para um monte de crianças. É quente e pequeno para eles”, pontua.

A dona de casa Rejane Costa, 30, é mãe de um aluno de 6 anos do 1º ano do ensino fundamental também daquela unidade. O sacrifício é grande para ela, que mora no Conjunto Verdejantes 4, mais distante dali. “A gente tem de vir para cá todo dia. É difícil e não tem outra opção”, reclama. A Prefeitura de Belém foi procurada, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.

RESPOSTA

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que criou 5 novos espaços na área de Águas Lindas, dentre eles a Unidade de Ensino Infantil (UEI) Aurá e a Unidade Pedagógica (UP) Bolonha. “Para a instalação destas unidades, foi necessário alugar imóveis com localização acessível e aquele entorno não possui outros tipos de prédios, além de estruturas inicialmente construídas como residências. Porém, todas passaram por adaptação”, diz a nota.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias