plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Renovação na Câmara de Belém é de 51%

A taxa de renovação da Câmara de Vereadores de Belém foi surpreendente. Dos 35 que ainda cumprem a atual legislatura, 17 permanecem e a partir de 2017 a casa vai receber outros 18 novos vereadores. A renovação ficou em 51%, algo improvável, considerando q

A taxa de renovação da Câmara de Vereadores de Belém foi surpreendente. Dos 35 que ainda cumprem a atual legislatura, 17 permanecem e a partir de 2017 a casa vai receber outros 18 novos vereadores. A renovação ficou em 51%, algo improvável, considerando que ficaram de fora diversos veteranos da política local. A campeã de votos foi a psolista Marinor Brito, com 13.997. A votação expressiva proporcionou ao PSOL ser um dos 3 partidos com a maior bancada na Câmara, mantendo seus atuais 3 vereadores. Além de Marinor, o partido vai para o novo mandato com Fernando
Carneiro e Dr. Chiquinho.

O PMDB, que na atual legislatura tem 2 vereadores, terá agora 3 representantes. O destaque ficou para o jornalista e apresentador Joaquim Campos, o segundo mais votado, com 11.954 votos. O partido tem ainda John Wayne (9.132 votos) e a novata Blenda Quaresma, que recebeu 5.688. Blenda, que é filha do deputado estadual Wanderlan Quaresma (PMDB), tem 30 anos.

Toré Lima, Simone Kahwage e França são as caras novas do PRB para os próximos 4 anos na Câmara. Ao lado do PSOL e PMDB, o partido será um dos que terão maior representatividade na casa. O destaque negativo ficou por conta do PSDB. A legenda comanda o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém, mas nem por isso seus candidatos tiveram sucesso. Os tucanos serão representados pelo veterano Nemias Valentim.


JUVENTUDE

Outra característica que chama a atenção foi a opção do eleitorado não somente por caras novas, mas por candidatos, de fato, jovens. Terceiro mais votado, Gustavo Sefer (PSD) tem 25 anos. O estudante teve 11.583 votos e é filho do deputado estadual Luiz Sefer (PP). Outro representante da nova safra é empresário Adriano Coelho (PDT), que também foi um dos fenômenos das urnas, sendo o 4º mais votado recebendo 9.745 votos.

Ele tem 27 anos. Contudo, o caçula dessa turma é Celsinho Sabino (PSC), de 20 anos. O novo vereador, que se declara estudante, é filho do conselheiro do TCE, Cipriano Sabino. Ele recebeu 4.386. Os “jovens” da Câmara terão ainda a companhia de outro membro da nova geração, agora reeleito para mais um mandato. Igor Normando, do PHS, tem 29 anos e recebeu 6.172 votos.



(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias