plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Falta de zelo com a praça Batista Campos

Com suas frondosas mangueiras, casarões históricos e áreas de lazer, como a Praça Batista Campos e Horto Municipal, o bairro de Batista Campos é considerado aconchegante. Apesar dos atrativos, o bairro situado na região central de Belém, tem muitos proble

Com suas frondosas mangueiras, casarões históricos e áreas de lazer, como a Praça Batista Campos e Horto Municipal, o bairro de Batista Campos é considerado aconchegante. Apesar dos atrativos, o bairro situado na região central de Belém, tem muitos problemas, principalmente a insegurança.

A memória antiga de Belém disputa ali espaço com o comércio e a verticalização das construções. Situado na Travessa Padre Eutíquio, o primeiro shopping da capital paraense foi erguido em 1993, impulsionando o crescimento comercial no entorno daquela área. Para quem não sabe, a história desse bairro começou justamente com a inauguração da Praça Batista Campos, em 1904.

Mesmo passando por um processo de modernização, o aspecto original foi mantido, como as plantas ornamentais, córregos, pontes, bancos, caramanchões, chafariz e coretos de ferro. Entretanto, para quem aprecia o espaço, falta mais segurança e cuidados para preservá-lo. Um dos problemas apontados pela dona de casa Tatiane Vasconcelos, 33, é o estado da calçada. “A gente precisa desviar dos buracos para não se machucar”, lamenta a jovem, que costuma fazer caminhadas na praça.

Um dos ícones do bairro, o Cemitério da Soledade também reflete à falta de conservação de seus mausoléus, lápides e capelas. Assaltos no entorno do quarteirão são frequentes.

Foto: Wagner Santana

O que tem de melhor em Batista Campos: paisagens

Para a economista e comerciante Vilma Ferreira, 58, a paisagem natural da Praça Batista Campos dá vida ao bairro. Ela ressalta ainda que a praça do Horto é excelente para o lazer da criançada, por ser um local reservado e mais seguro. “Todos os bairros deveriam ter praças assim. Aqui é tudo perto. Vou a pé ao supermercado, à igreja”, diz.

O que tem de pior em Batista Campos: insegurança

O taxista Antônio Carlos Souza, 55, elegeu a insegurança como o pior problema do bairro de Batista Campos. Para ele, uma das áreas com maior incidência de assaltos é o entorno da Praça Batista Campos.


Soluções

Mais segurança perto do Cemitério da Soledade e Praça Batista Campos

Recuperação das calçadas da praça

Conserto e manutenção dos brinquedos da praça e monumentos

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias