plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jornaleiros debatem economia solidária em Belém

O Dia do Jornaleiro, celebrado nesta sexta-feira (30), foi marcado pela palestra Economia Solidária no auditório da RBA, ministrada pelo professor e mestre de economia João Arroio. A atividade contou com a participação de jornaleiros de diversos bairros d

O Dia do Jornaleiro, celebrado nesta sexta-feira (30), foi marcado pela palestra Economia Solidária no auditório da RBA, ministrada pelo professor e mestre de economia João Arroio. A atividade contou com a participação de jornaleiros de diversos bairros de Belém, interessados em conhecer mais sobre noções de economia popular e práticas solidárias de varejo.

Entre os participantes, Wildes Lima, jornaleiro da região do Umarizal, frisou a importância de atividades como esta para os jornaleiros. "Viemos aqui aproveitar a data e a parceria que nós temos com o Diário do Pará, que sempre faz questão de homenagear a categoria. Este reconhecimento é de vital importância para nós, e aproveitamos a palestra de economia solidária pra ver novos rumos de negócio para a profissão".

Durante a palestra, João Arroio, que também é professor da Universidade da Amazônia, lembrou a expressividade do mercado informal e a necessidade da sociedade buscar uma solução alternativa à crise do mercado.

Diário do Pará homenageou jornaleiros na edição desta sexta-feira (30). (Foto: Reprodução)

“A partir de certo ponto da história, o mercado neoliberal passou a concentrar as alternativas da população a acessar serviços e bens, prejudicando a humanidade. Isso é inerente ao capitalismo, e hoje está no mundo todo”, contextualiza o professor.

Arroio acredita que este ciclo do capitalismo tem se tornado cada vez mais nocivo para a sociedade, e vê atividades como esta como essenciais para conscientizar a sociedade sobre a importância de transformação, como a redução da pobreza através da economia solidária.

“Na palestra de hoje, abordamos por exemplo o porque do sistema econômico mundial hoje ainda não ter resolvido uma questão básica como a pobreza. Nós somos hoje cerca de nove bilhões de pessoas. Destas nove bilhões, seis vivem abaixo da linha da pobreza, ao mesmo tempo que o mercado concentra-se cada vez mais. Então que sistema econômico é esse que não consegue resolver o problema da existência humana?” questiona o docente.

Contextualizando para a atividade dos jornaleiros, Arroio afirma a relevância desta atividade e a necessidade de trabalharem em conjunto também com a sociedade. “O jornaleiro não pode deixar seus métodos antigos, ser humano, trabalhar com pessoas requer muito amor”.

Ao final da palestra, o professor convida a todos os interessados a participarem das feiras orgânicas promovidas pelo movimento da Economia Solidária em Belém. “Toda semana organizamos estas feiras em diversas regiões do centro de Belém. Convido a todos para visitarem as feiras e dialogar sobre economia popular".

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias