plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Formação do povo brasileiro será encenada

Inspirados na obra do fotógrafo e antropólogo francês Pierre Fatumbi Verger, que se radicou na Bahia e se debruçou sobre os orixás da Umbanda e os rituais do Tambor de Mina, o Grupo Engrenagem apresenta nesta quinta, às 20h, o espetáculo teatral “Mamáfric

Inspirados na obra do fotógrafo e antropólogo francês Pierre Fatumbi Verger, que se radicou na Bahia e se debruçou sobre os orixás da Umbanda e os rituais do Tambor de Mina, o Grupo Engrenagem apresenta nesta quinta, às 20h, o espetáculo teatral “Mamáfrica”, no Centro de Artes Calm, em Belém.

Com direção e dramaturgia de Kevin Braga, este é a sétima montagem do grupo. O trabalho vem sendo preparado desde abril, com leituras e pesquisas de campo. Uma parte do grupo foi até o terreiro de um Tambor de Mina em Ananindeua para observar os elementos ritualísticos da cerimônia dessa manifestação religiosa de origem africana e reinterpretá-los de forma cênica. O ator Celso Taynan revela que a visita possibilitou, por exemplo, a criação dos movimentos corporais, já que no espetáculo há muita dança.

A pesquisa já é uma característica do grupo, que desta vez escolheu o continente africano para combater estereótipos de uma cultura inferior, abordando questões sociais. “A gente costuma escolher a cultura de uma nação e também de um teórico, que desta vez foi Eugenio Barba, que tem o conceito da antropologia teatral, então, buscamos base nesse conceito. Junto com o processo de criação do espetáculo, tivemos outros estudos de antropologia, e sobre como mover o corpo, a partir das danças africanas”, explica Celso Taynan.

História em três atos

A peça divide-se em três partes, contando a história do povo africano e sua relação com o Brasil. Na primeira, é mostrada a formação tribal africana e a constituição dos núcleos familiares. Na segunda, é contada a vinda dos africanos para o solo brasileiro e a maneira como foram escravizados. Já na terceira, apresenta-se a cultura miscigenada e o que surgiu desta mistura no país.

“É o nosso primeiro espetáculo sobre esse tema e buscamos compreender a história da África e das práticas religiosas africanas, participar de seminários, e foi muito prazeroso estudar e mostrar por meio do teatro sobre os orixás e as lendas do continente”, conta Érika Mindelo, atriz que compõe o elenco do espetáculo “Mamáfrica”.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias