plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Acolhimento: diretoria do Círio lança projetos

A Diretoria da Festa de Nazaré lançou dois novos projetos para o Círio 2016: o “Peregrinos de Nazaré” e o “EcoCírio”. Este primeiro garante apoio logístico aos romeiros que vêm a pé ou de bicicleta de municípios do interior do Estado para a capital, inser

A Diretoria da Festa de Nazaré lançou dois novos projetos para o Círio 2016: o “Peregrinos de Nazaré” e o “EcoCírio”. Este primeiro garante apoio logístico aos romeiros que vêm a pé ou de bicicleta de municípios do interior do Estado para a capital, inserindo-os no calendário oficial da festa. Já o segundo tem como objetivo principal promover a conscientização de todos aqueles que trabalharão e visitarão a área do Arraial de Nazaré, implantando a coleta seletiva naquele espaço.

A apresentação dos projetos foi feita na tarde de ontem, em coletiva à imprensa, no auditório Dom Vicente Zico, situado no Centro Social de Nazaré, em Belém. Para promover o EcoCírio, seguranças, 120 locatários da praça de alimentação e vendedores da feira de artigos religiosos passaram por treinamento. Ele instruiu sobre manuseio correto dos alimentos, limpeza da área e coleta dos resíduos. Para incentivar a iniciativa, a diretoria da festa instalará 20 pontos de coletas, que serão devidamente sinalizados como de lixo orgânico e de reciclável.

CARTILHA

O projeto também contará com uma cartilha que consiste em orientações gerais destinada aos trabalhadores e visitantes. o Diretor de Recursos Socioeconômicos e Filantrópicos da Festa de Nazaré, José Roberto da Silva, explicou que o projeto foi inspirado no tema da Campanha de Fraternidade 2016: Casa Comum, Nossa Responsabilidade. “Esses resíduos posteriormente irão para a reutilização. A cooperativa de Concaves fará essa coleta”, disse.

Já o “Peregrinos de Nazaré” está sendo executado. A Diretoria da festa já firmou apoio com as polícias rodoviárias estadual e federal para dar apoio aos romeiros durante o trajeto de peregrinação até à capital paraense, de 5 a 4 dias antes do Círio. Estão sendo distribuídos adesivos a estabelecimentos que colaborarem com o projeto.

NÚMEROS

16 mil foi a quantidade de romeiros vindos de municípios do interior em 2015.

900 Voluntários acolheram romeiros no ano passado. Para este ano, serão mil.

CADASTRO

Nos percursos mais usados pelos romeiros, como em Castanhal, Marituba, Na rota Belém-Bragança, haverá placas sinalizando as distâncias dos locais até a Basílica. A ideia da diretoria é assumir a responsabilidade por essa logística para que os romeiros sejam bem recepcionados pelas cidades por onde passarem até a chegada à Casa de Plácido. “Estamos dando um pouco mais de assistência para eles. Tentar colocar policiamento, orientação de como peregrinar. Além disso, vai permitir que pessoas se associem a grupos de peregrinos”, diz o diretor de Patrimônio, Antonio Salame. Ele ressalta que, no site do Círio, os grupos de peregrinação poderão se cadastrar para ter acesso a materiais de apoio e também de orientação.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias